CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA NO ENEM DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7038Keywords:
Concepções de leitura, Concepções de linguagem, ENEM, Língua InglesaAbstract
No Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exerce influências nos contextos de ensino por ser utilizado como critério de acesso a importantes universidades públicas e privadas e como critério de participação em projetos sociais que viabilizam esse acesso. As influências que o ENEM exerce nos contextos de ensino inclui as concepções teóricas que o subjazem, visto que as questões que compõem o exame são fundamentadas em teorias que, consequentemente, estão presentes na escola. O objetivo deste trabalho é analisar as concepções de linguagem e de leitura que subjazem as questões do ENEM de Língua Inglesa (ENEM-LI). Para tanto, foram consideradas, principalmente, as concepções de linguagem como meio de interação e como instrumento de comunicação; e as concepções de leitura como produção de sentido e como decodificação. Foi analisado um total de 40 questões de LI de oito edições do exame, com ênfase na análise semântica dos enunciados das questões. Os resultados apontam que ambas as concepções de linguagem e de leitura subjazem diferentes questões do exame, o que pode indicar um direcionamento para visões mais atuais de linguagem como gênero e de leitura como letramento, privilegiadas em documentos oficiais que orientam o ensino de línguas no país.
Downloads
References
AVELAR, F. J. S. O inglês no ENEM e na escola: práticas de dois professores do ensino médio. 2015, 275 p. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015.
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BLANCO, J. A avaliação de língua inglesa no ENEM: efeitos de seu impacto social no contexto escolar. 2013, 132 p. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2013.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portal INEP. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem. Acesso em: 20 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, 1998.
CARGNIN, E. S.; ROSSI, A. M.; TICKS, L. K. Concepções de ensino e aprendizagem subjacentes às atividades do livro didático português: projeto teláris. Domínios da Lingu@gem, n. 12, v. 1, p.551-580, 2018.
CAZDEN, K. et al. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvey Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.
CERVETTI, G. N.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334372467_A_Tale_of_Differences_Comparing_the_Traditions_Perspectives_and_Educational_Goals_of_Critical_Reading_and_Critical_Literacy.
CHOMSKY, N. A biolinguística e a capacidade humana. In: CHOMSKY, N. Linguagem e mente. São Paulo: Editora da UNESP, p. 311-332, 2009.
COPE, B.; KALANTZIS, M. The Powers of Literacy: A Genre Approach to Teaching Writing, edited by Pitsburgh: University of Pitsburgh Press, 1993.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social features. New York/London: Routledge, 2000.
FRIEDRICH, J. A formação dos conceitos na criança. In: FRIEDRICH, J. Lev Vigotski - Mediação, aprendizagem e desenvolvimento: Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 77-98, 2012.
FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Concepções de linguagem e de leitura na prova Brasil. Línguas e Letras, v. 10, n. 18, p. 13-32, 2009.
GOMES, R. As concepções de linguagem e o ensino de língua materna: um percurso. Letras Escreve, v. 3, n. 1, p. 41-47, 2013.
GOUVEIA, C. A. M. Texto e gramática: uma introdução à Linguística Sistêmico-Funcional. Matraga, v. 16, n. 24, p. 13-47, 2009.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. New York/London: Routledge, 2014.
HENDGES, G. R. A genre and register analysis of electronic research articles from a systemic functional perspective: new medium, new meanings. PHD project. Florianópolis: PPGI/UFSC, 2005.
KATO, M. A contribuição chomskiana para a compreensão da aprendizagem de L2. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 44, n. 2, p. 185-199, 2005.
KUMMER, D. A. Letramento Multimodal Crítico: sob a perspectiva de livros didáticos e de professores de inglês e de biologia. 2015, 149 p. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.
MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Analysing a test as genre: Critical Genre Analysis of the English Language ENEM. D.E.L.T.A., São Paulo, no prelo.
MARTIN, J. R. English text: system and structure. Philadelphia/Amsterdam: John Benjamins, 1992.
MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2006. p. 145-163.
MOTTA-ROTH, D. Análise Crítica de Gêneros: contribuições para o ensino de linguagem. D. E. L. T. A., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008.
MUNARI, A. Ensaio. In: SAHEB, D. Jean Piaget. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, p. 11-26, 2010.
NEWMAN, F. & HOLZMAN, L. Praxis: A zona de desenvolvimento proximal. In: NEWMAN, F. & HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: Cientista revolucionário. São Paulo: Editora Loyola, p. 71-110, 1993.
NUTTALL, C. Teaching reading skills in a foreign language. Oxford: Heinemann, 1996.
XXX. XXX. 2020, 98 p. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.
RAUBER, B. B. Avaliação em língua estrangeira (inglês) no acesso ao ensino superior: O ENEM em discussão. 2012, 110 p. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2012.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo, See: CenP, 2004. Retirado de: http://files.saladeleitura-dera.webnode.com/200000194-e3ca4e4c46/ROJO%20CAPACIDADES%20DE%20LEITURA.pdf. Acesso em: 12 junho 2020.
VYGOTSKY, L. S. As raízes genéticas do pensamento e da linguagem. In: VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, p. 111-150, 2001.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of child psychology and psychiatry, v. 17, n. 2, p. 89-100, 1976.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.