Saberes docentes e ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.e12626

Palavras-chave:

Saberes docentes, Ensino de Geografia, Educação de jovens e adultos

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre saberes docentes mobilizados por professores de Geografia que trabalham na educação de jovens e adultos. A questão a ser respondida foi: Quais saberes são mobilizados por professores da EJA no Ensino Médio para a avaliação da aprendizagem em aulas de Geografia? O objetivo foi analisar os saberes mobilizados por um grupo de professores de Geografia da Rede Estadual de Ensino da Bahia para avaliar os estudantes do Ensino Médio na EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevista. As conclusões apontam que que os saberes mobilizados pelos professores de Geografia vão além daqueles específicos da disciplina de Geografia e perpassam diferentes dimensões de sua vivência e experiência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elane Dias da Silva e Santos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia- Sec-Bahia-Brasil

Mestra em Ensino (UESB). Professora de Geografia da Secretaria Estadual de Educação da Bahia.  

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-Bahia-Brasil

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

Adriana David F. Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-Bahia-Brasil

Doutora em Geografia (UFS). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando na graduação em Geografia e Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

Referências

AMARAL, M. M. do; ROSSINI, T. S. S.; SANTOS, E. O. A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo coronavírus . Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 334-355, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.6825. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6825. Acesso em: jun. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01/2021 de 25 de maio de 2021. Dispõe sobre as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/DiretrizesEJA.pdf. Acesso em: 22 set. 2021

BRASIL. MEC. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: set. 2021.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? muda o ensino? Terra Livre, v. 1, n. 16, p. 133–152, 2001.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 173.

CARVALHO, A. L. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUfmt, 2005.

CASTELLAR, S. M. V. A formação de professores e o ensino de Geografia. Terra Livre, v. 1, n. 14, p. 51–59, 2015.

CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, L.S. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia (org.) Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: contexto, 2005.

CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção do conhecimento. 10. ed. Campinas: Papirus, 2007.

CAVALCANTI, L.S. Geografia escolar na formação e prática docentes: o professor e seu conhecimento geográfico. In: SILVA, A. M. M. et. al. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para inclusão social. Recife: ENDIPE, 2006. p. 109 – 126.

FERNANDES, C. O. ; FREITAS, L. C. de. Currículo e avaliação. In: Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8.ed. Editora Record 2004.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, C. S. O professor de Geografia e os saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. 2010. 258f. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

PEREIRA, E. R. de M; FERREIRA, G. H de A; SANTOS, A. O. Didática e Ensino de Geografia hoje: possibilidades e desafios. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 43-62, jul./dez. 2014.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

RABELO, K. S. P. Ensino de geografia e avaliação formativa da aprendizagem: experiências e princípios na rede pública de Goiânia-GO. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

RAMIREZ, R. A.; NARITA, A. T.; MATOS, T. V. de. Saberes experienciais em tempos de pandemia: narrativas docentes. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 115–128, 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/article/view/14379. Acesso em: 05 mai. 2022.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.

SILVA, D. C. da; LEMOS, C. da S.; THERRIEN, J. Saberes docentes necessários ao ensino de Geografia: reflexões discentes iniciais. Humanidades e Inovação, v. 8, n.41, p. 223-236, 2021.

TARDIF, M.; LESSARD, C. (Org.). O ofício do professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VESENTINI, J. W. Realidades e perspectivas do ensino de geografia no Brasil. In: VESENTINI, J. W. O ensino de geografia no século XXI. (Org.) 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 220-248.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

SANTOS, E. D. da S. e; EUGENIO, B.; GUSMÃO, A. D. F. . Saberes docentes e ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos . Geopauta, [S. l.], v. 7, p. e12626, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.e12626. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/12626. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos