Uso do raciocínio lógico e suas inferências na resolução de problemas do dia a dia
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.10819Palavras-chave:
Raciocínio Lógico, Ensino da Matemática, Resolução de ProblemasResumo
O raciocínio lógico matemático se configura como um processo capaz de promover uma estruturação do pensamento em conformidade com regras lógicas, possibilitando assim o alcance de resolução de um problema levantado. Para isso, é preciso que o sujeito que o pratica tenha consciência e habilidade de articular e organizar determinados pensamentos para se chegar a uma conclusão. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo discutir as formas de utilização do raciocínio lógico como contributo ao processo de tomada de decisão frente aos problemas cotidianos. A metodologia adotada na presente pesquisa foi uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo realizar uma investigação científica sobre o tema, integrando, avaliando e sintetizando resultados de estudos pertinentes à temática abordada, tendo como ponto de partida a abordagem defendida por Jean Piaget (pensamento lógico-matemático). Evidenciou-se que a inserção do raciocínio lógico no ambiente escolar desde as séries iniciais tornou-se uma atividade estratégica e necessária para alcançar o desenvolvimento cognitivo do aluno, maximizar o desempenho acadêmico, aprimorar habilidades e melhorar o relacionamento interpessoal.
Downloads
Metrics
Referências
W. O. Maio, “Raciocínio Lógico-Matemático: sua estrutura neurofisiológica e aplicações à Educação Matemática”, Tese de Doutorado apresentada à Comissão de Pós-graduação da UNESP- Rio Claro. 2003.Diponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102088. Acesso em: 06 de maio de 2021.
A.R. Matheus; C.C. Candido, “A Matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico”, Universidade de São Paulo. 2003.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). BRASIL, Versão final. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
M.C. Romanatto, “Resolução de problemas nas aulas de Matemática”, Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 299-311, 2012.
W.P. Saraiva, “Raciocínio lógico e seu desenvolvimento a partir da lógica matemática”, In: V Congresso Nacional da Educação. Universidade Estadual do Maranhão. Acedido em. 2018.
M.C. Vasconcelos, “Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas” Dissertação. 2002.
J. Piaget, “Para onde vai a educação?” Trad. Ivette Braga. 17a ed. RJ: José Olympio, 2005.
I.M. Copi; C. Cohen; V. Rodych, “Introdução à lógica”, Routledge, 2018.
LD. Onuchic; n.s. Allrvato, “Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas”, Bolema-Mathematics Education Bulletin. 2011 Dec 1:73-98.
M.M. Lascane; N.P.B. Homsy; A.F.B. Monteiro, “Construção do raciocínio lógico matemático”, Unisanta Humanitas , v. 8, n. 2, pág. 117-127, 2020.
A.T. Scolari; G. Bernardi; A.Z. Cordenonsi, “O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem”, RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 2, 2007.
J. Piaget, “A epistemologia genética: sabedoria e ilusões da filosofia; problemas de psicologia genética”, 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, (Coleção Os Pensadores), 1983.
J. Piaget, “Aprendizagem e conhecimento, em Piaget, P. & Gréco, P., Aprendizagem e Conhecimento”, Rio de Janeiro: Freitas Bastos,1974.
J. A. Van de Walle, “Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula”, Porto Alegre: Artmed, 2009.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
J. Rauber, “Que tal um pouco de lógica?!”, Passo Fundo, Ed. Clio Livros, 2003.
L. L. R. Botelho; C. C. A Cunha; M. Macedo, “O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais”, Revista eletrônica gestão e sociedade, Belo horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136,
R. Whittemore; K. KnafL, “The integrative review: update methodology”, J. Adv Nurs.,v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005.
A.C. Lendez; P.L. Narciso, “Explorando o raciocínio lógico no ensino da Matemática”,
V. L. Pereira, “O Uso de Jogos, como Ferramenta para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 157-171 (2020).
E.S.A. Pontes, “Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem”, Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.
E.A.S. Pontes, “Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração”, Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.
T.C. Ramos, “A Importância da Matemática na vida cotidiana dos alunos do ensino fundamental II”, Cairu em Revista, n. 9, p. 201-218, 2017.
E.M.H. Velho; I.C.M. De Lara, “O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemática”, Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 2, p. 3-30,
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).