Uso do raciocínio lógico e suas inferências na resolução de problemas do dia a dia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.10819

Palavras-chave:

Raciocínio Lógico, Ensino da Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

O raciocínio lógico matemático se configura como um processo capaz de promover uma estruturação do pensamento em conformidade com regras lógicas, possibilitando assim o alcance de resolução de um problema levantado. Para isso, é preciso que o sujeito que o pratica tenha consciência e habilidade de articular e organizar determinados pensamentos para se chegar a uma conclusão. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo discutir as formas de utilização do raciocínio lógico como contributo ao processo de tomada de decisão frente aos problemas cotidianos. A metodologia adotada na presente pesquisa foi uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo realizar uma investigação científica sobre o tema, integrando, avaliando e sintetizando resultados de estudos pertinentes à temática abordada, tendo como ponto de partida a abordagem defendida por Jean Piaget (pensamento lógico-matemático). Evidenciou-se que a inserção do raciocínio lógico no ambiente escolar desde as séries iniciais tornou-se uma atividade estratégica e necessária para alcançar o desenvolvimento cognitivo do aluno, maximizar o desempenho acadêmico, aprimorar habilidades e melhorar o relacionamento interpessoal.

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Biografia do Autor

Edilson Anacleto David, nstituto Federal da Paraíba, Cajazeiras - PB, Brasil

Especialista em Matemática (Pós graduação em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Assistente de Administração da Prefeitura Municipal de Uiraúna.

Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga, nstituto Federal da Paraíba, Cajazeiras - PB, Brasil

Doutora em Educação (Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará). Mestra em Educação – Universidade Federal do Ceará. Ênfase em Avaliação do Ensino aprendizagem. Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação (Universidade Regional do Cariri – URCA). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE/FECLI. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

David, E. A., & Gonzaga, A. E. de S. . (2023). Uso do raciocínio lógico e suas inferências na resolução de problemas do dia a dia . Intermaths, 4(2), 151-166. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.10819

Edição

Seção

Artigos