A aplicação da geometria na confecção de roupas através do axiomas de Euclides de Alexandria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.11909

Palavras-chave:

Aplicação, Geometria, Confecção, Roupas, Axioma

Resumo

A presente pesquisa tem como tema aplicação da geometria na confecção de roupas através dos axiomas de Euclides de Alexandria. Aluz de encontrar resposta na investigação que se apresenta, foi possível definir o seguinte objetivo principal: compreender as formas de aplicação da geometria na confecção de roupas através dos axiomas de Euclides de Alexandria. Com isso, afim de entendermos o objetivo geral desta pesquisa, foi necessário aprofundar de forma rigorosa nos demais teóricos bibliográficos de vários autores que escreveram sobre a temática em questão nomeadamente: Aplicação, geometria, confecção, roupas, axioma, breve historial sobre confecção, antropométrica e ergonomia, etapas de confecção de roupas, método e modelagem de roupas, desenvolvimento axiomático de Euclides de Alexandria e posteriormente a aplicação da geometria na confecção de roupas. Em linhas gerais, o foco da investigação que aqui se propõe é compreendermos qual a importância da Geometria para o processo de ensino - aprendizagem nos diversos campo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilson Francisco Contreiras Diogo, Instituto Politécnico de Matemática, Universidade Rainha Njinga a Mbande, Angola

MC Diva nome artístico de Gilson Francisco Contreiras Diogo nasceu em Malanje, a 29 de Março de  1990. É estudante de doutoramento em Administração na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil. É Mestre em Matemática para Professores pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e Pós – graduado em Jornalismo Investigativo pela Universidade da Beira Interior. É Licenciado em Ensino de Matemática pela Escola Superior Politécnica de Malanje. É Técnico Médio em Produção Vegetal pelo Instituto Médio Agrário de Malanje e técnico em Energias Renováveis Fotovotaica pela Fundacion de San Valero de Espanhã, é Docente do Instituto Politécnico afecto a Universidade Rainha Njinga A´mbande onde responde como chefe de Departamento de Informação Científica e documentação e Coordenador do Curso de Ensino da Matemática. Contreiras é autor de quatro livros e 13 treze artigos publicados no mundo afora. É também mentor do programa Matemática radiofónico e vencedor da gala de premiação talentos de Malanje edição 2022. As suas principais áreas de pesquisa e trabalhos são: Pesquisa Operacional, Geometrias, Estatística Aplicada à Educação e Ensino da Matemática.

Referências

Dicio, “Dicionário Online de Português", (s.d.), obtido em 14 de Fevereibro de 2022. [Online]. Available: https://www.dicio.com.br/infantil/.

C. L. Cruz, Glossário de Terminologias do Vestuário. Brasília-DF: EDITORA IFB, 2013.

Dicionário Integral da Lingua Portuguesa. Lisboa: Texto Editores, Lda. Texto Editores, 2009.

P. A. Spaine, D. M. Brito and M. d. Menezes, “A geometria no processo de elaboração da modelagem do vestuário. uma análise"(12º Colóquio de Moda – 9ª Edição Internacional - 3º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FAAC-UNESP, 2016.

D. C. Cruz and L. G. Amaral, Apostila de Geometria Descritiva. Barreiras-BA, Brasil: Universidade Federal da Bahia, 2012.

Texto Editores, L. Dicionário integral da Língua portuguesa. Lisboa: Texto Editores, Lda 2009.

J. B. Lopes, Roupas como pontes de memórias afetivas. Universidade Federal de Pelotas 2017.

Dicionário Infopedia da Língua Portuguesa. 2013. [Online]. Available: https://www.infopedia.pt.

A. G. Araújo. Ensinamentos matemáticos no processo de modelagem de Roupas. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2013.

P. Debrom, “A moda como objeto do pensamento". vol. 9, Veredas da História, 2016.

J. C. Fantuci, “Vestuário modular ambivalente". (Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito à obtenção do título de Tecnólogo em Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Paraná, 2017.

A. L. Bitencourt, V. L. Felicetti and B. A. Júnior, “A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem". 2019. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p568-588.

K. Krippendorff, Content analysis: an introduction to its methodology. Newbury Park: Sage, 1988.

K. Francisco, ABC de metodologia de investigação científica, 2nd ed., 2016. [Online]. Available: www.worldcat.org/title/abc-de-metodologia-cientifica.

Campos, O que é análise de conteúdo. São Paulo: PUC; 1986. 5. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4th ed. São Paulo: Hucitec, 1996. 269p. 2004. [Online]. Available: www.passeidireto.com/arquivo/23944464/campos.

L. de la R. Onuchic, Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

G. Polya, A Arte de Resolver Problemas: um novo aspecto do método matemático. Trad. H. L. de Araújo. Rio de Janeiro, 2006.

G. Contreiras, “a geometrica com origami, resolução do problema da duplicação do cubo e da trissecção de um ângulo: Perspetivas Futuras Para o Programa de Geometria Euclidiana no Ensino Superior em Angola". european review of artistic studies, vol. 10, no. 4, pp. 1-19, 2019.

H. Huzita, Axiomatic Development of Origami Geometry", Proceedings of the First International Meeting of Origami Science and Technology, HumiakiHuzita, ed., 1989.

K. Hatori, Origami construction.[Online]. Available: http://www.jade.dti.ne.jp/hatori/library/conste.html.

R. J. Lang, “Origami Approximate Geometric Constructions", in Tribute to a Mathematician, B. Cipra, E. D. Demaine, M. L. Demaine and T. Rodgers (eds.), A K Peters, 2004.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Diogo, G. F. C. (2023). A aplicação da geometria na confecção de roupas através do axiomas de Euclides de Alexandria. Intermaths, 4(1), 103-117. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i1.11909

Edição

Seção

Artigos