Percepções sobre o desenvolvimento de atividade de Modelagem na Formação Inicial em Matemática: um relato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.12994

Palavras-chave:

Primeira Experiência, Licenciatura em Matemática, Modelagem Matemática

Resumo

O presente texto é um relato de experiência e tem por intuito apresentar as percepções de licenciandos em Matemática em dois primeiros desenvolvimentos de atividades de Modelagem Matemática. Tais percepções emergiram em cartas solicitadas pela docente em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre, inspirada nas obras do Educador Paulo Freire, como meio de reflexão e valorização dos conhecimentos produzidos. Antes de apresentá-las, inicialmente, aborda-se o contexto de realização das atividades. Na sequência, apresenta-se a compreensão de Modelagem Matemática assumida e as percepções que surgiram ao se desenvolver uma atividade em dupla, com problematização proposta pela docente. Posteriormente, disserta-se sobre as percepções suscitadas ao realizarem uma atividade cujo tema para problematizar foi escolhido pelos participantes. Tais percepções evidenciam delimitações, ao longo da atividade, com um tema proposto pela docente; verificou-se que a escolha de um tema de interesse e a problematização são fatores dificultadores, visto que a autonomia não é algo que foi trabalhado no decorrer do processo formativo, pautado, principalmente, na memorização e na reprodução. Conjectura-se que seja necessário repensar a formação inicial em Matemática voltada a uma relação que envolva não apenas a teoria, mas também a prática com desenvolvimento de atividades de Modelagem, em um movimento indissociável entre as duas, teoria e prática,  possibilitando que o licenciando vivencie o papel de aluno e reflita sobre o papel de futuro educador.  

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Biografia do Autor

Luana Lima da Silva, Universidade Federal do Acre, Rio Branco - AC, Brasil

Licencianda em Matemática na Universidade Federal do Acre.

Davi de Moura Veloso, Universidade Federal do Acre, Rio Branco - AC, Brasil

Licenciando em Matemática na Universidade Federal do Acre.

Lahis Braga Souza, Universidade Federal do Acre, Rio Branco - AC, Brasil

Professora Adjunta do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), área Educação Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática na mesma instituição. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva, L. L. da, de Moura Veloso, D., & Braga Souza, L. . (2023). Percepções sobre o desenvolvimento de atividade de Modelagem na Formação Inicial em Matemática: um relato. Intermaths, 4(2), 260-269. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.12994

Edição

Seção

Relatos de Experiências