Matemática Financeira no contexto da Educação Básica: Uma Revisão Bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13532

Palavras-chave:

Contexto, Educação Básica, Financeira, Matemática

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do autor do texto, que tem como questionamento em qual contexto a Educação Financeira está sendo inserida nas salas de aula da Educação Básica. Para responder tal questão tem como objetivo: investigar o contexto em que a Educação Financeira é abordada nas salas de aula da Educação Básica segundo bibliografias sobre a temática. A metodologia escolhida é a análise bibliográfica de cunho qualitativo, buscando entender como a Educação Financeira está sendo inserida em sala de aula. Neste sentido buscou-se artigos de relevância que abordam o conteúdo na perspectiva da pesquisa. Haja vista quanto a importância da Educação Financeira para a formação do indivíduo e sua inserção na sociedade, este artigo procura discutir possibilidades de ações pedagógicas que visem a disseminação da alfabetização financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na formação e inserção de cidadãos críticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finanças deve ser um processo necessário desde os primórdios da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Francisco José Vieira Dantas, Instituto Federal de Educação da Paraíba, Cajazeiras - PB, Brasil

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). Especialista em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB (2023). Graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Santa Maria – UNIFSM. Atualmente é Professor de Matemática pelo Governo do Estado da Paraíba.

Stanley Borges de Oliveira , Instituto Federal de Educação da Paraíba, Cajazeiras - PB, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. Mestre em Matemática pelo programa Nacional PROFMAT pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. Foi Professor substituto na Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Dantas, F. J. V. ., & Oliveira , S. B. de . (2023). Matemática Financeira no contexto da Educação Básica: Uma Revisão Bibliográfica. Intermaths, 4(2), 167-178. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13532

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Artigos