Matemática Financeira no contexto da Educação Básica: Uma Revisão Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13532Palavras-chave:
Contexto, Educação Básica, Financeira, MatemáticaResumo
Este artigo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do autor do texto, que tem como questionamento em qual contexto a Educação Financeira está sendo inserida nas salas de aula da Educação Básica. Para responder tal questão tem como objetivo: investigar o contexto em que a Educação Financeira é abordada nas salas de aula da Educação Básica segundo bibliografias sobre a temática. A metodologia escolhida é a análise bibliográfica de cunho qualitativo, buscando entender como a Educação Financeira está sendo inserida em sala de aula. Neste sentido buscou-se artigos de relevância que abordam o conteúdo na perspectiva da pesquisa. Haja vista quanto a importância da Educação Financeira para a formação do indivíduo e sua inserção na sociedade, este artigo procura discutir possibilidades de ações pedagógicas que visem a disseminação da alfabetização financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na formação e inserção de cidadãos críticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finanças deve ser um processo necessário desde os primórdios da Educação Básica.
Downloads
Metrics
Referências
C. P. Nascimento, B. L. S. F, Stadler and M. T, Bechara, “Importância da educação financeira na educação básica", Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, vol. 38, no. 74, pp. 191-203, 2022.
I. M. Junior, “EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A PESQUISA ACADÊMICA E A PRÁTICA DOCENTE", XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM): Educação Matemática na Contem-
poraneidade: desafios e possibilidades, 13 a 16 de julho, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, 2016.
D. L. S. Felisbino and V. H. B. Costa, IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Goiânia, 2021.
H. A. M. Castro et al., “Matemática financeira com abordagem em educação financeira para o Ensino Médio", 2016.
M. Bonim, “Projeto De Vida: Educação Financeira Como Proposta À Inclusão Social", Brazilian Journal of Development, vol.7, no.3, pp. 30211-30226, Curitiba, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-647
Brail, “Base Nacional Comum Curricular", Ministério da Educação, Brasília, 2018.
A. C. F. Silva et. al, “EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DIVINA PROVIDÊNCIA", V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), Pernambuco, 2018.
A. P. G. Brito, G. S. de Oliveira and B. A. da Silva, “A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação", Cadernos da FUCAMP, vol. 20, no. 44, 2021.
L. F. B. Fernandes and P. H. Silva, “Entre o ser e o não ser educado financeiramente: o discurso sobre educação financeira no espaço escolar", REDD–Revista Espaço de Diálogo e Desconexão, vol. 12, no. 1, 2020.
A. L. B. Hartmann and M. V. Maltempi, “A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB O PONTO DE VISTA DE DOCENTES FORMADORES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA", EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Vol. 12, no. 2, 2021.
E. Rossi and A. P. L. Araujo, “A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA", Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, vol. 7, no. 12, pp. 765-776, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).