Vivências com o ensino de Matemática na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13643

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação inicial, Afeto e Cognição

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a relação dos aspectos afetivos e cognitivos no ensino de Matemática a partir dos discursos de alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. A produção de dados da pesquisa se deu por meio da realização de Grupo Focal, considerando a realidade vivenciada por essas alunas com o ensino de Matemática no Estágio Supervisionado. A análise dos dados considerou os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), que fomentou a reflexão das unidades de significados emergidas nos discursos das alunas. O estudo demonstrou que a relação dos aspectos afetivos e cognitivos no ensino de Matemática se consolida pela mediação estabelecida entre professores formadores e professores em formação em um ciclo relacional e dinâmico, favorecendo a construção de novos sentidos e significados para o ensino de Matemática, de modo a superar os mitos construídos historicamente envolvendo essa área do conhecimento. 

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Biografia do Autor

Elizangela Ramos, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista - RR, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2020). É professora Associada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima.

Edlauva Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Roraima, Boa vista- RR, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM/REAMEC. Mestre em Educação (UFAM). Licenciada em História (UFRR). Professora efetiva no curso de Pedagogia da UFRR. Professora Orientadora do Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia/UFRR. Coordenadora da linha práticas pedagógicas e formação de professores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: inclusão, formação e violência.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Ramos, E., & Oliveira dos Santos, E. . (2023). Vivências com o ensino de Matemática na formação inicial de professores. Intermaths, 4(2), 201-214. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13643

Edição

Seção

Dossiê