Vivências com o ensino de Matemática na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13643Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação inicial, Afeto e CogniçãoResumo
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a relação dos aspectos afetivos e cognitivos no ensino de Matemática a partir dos discursos de alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima. A produção de dados da pesquisa se deu por meio da realização de Grupo Focal, considerando a realidade vivenciada por essas alunas com o ensino de Matemática no Estágio Supervisionado. A análise dos dados considerou os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), que fomentou a reflexão das unidades de significados emergidas nos discursos das alunas. O estudo demonstrou que a relação dos aspectos afetivos e cognitivos no ensino de Matemática se consolida pela mediação estabelecida entre professores formadores e professores em formação em um ciclo relacional e dinâmico, favorecendo a construção de novos sentidos e significados para o ensino de Matemática, de modo a superar os mitos construídos historicamente envolvendo essa área do conhecimento.
Downloads
Metrics
Referências
A. M. C. Abrahão and S. A. F. Silva, “Pesquisas sobre a formação inicial do professor que ensina Matemática no princípio da escolarização". In: SBEM: Anais do ENEM
, São Paulo, 2016. [Online]. Available: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/
emr/issue/view/61/showToc. Accessed on: 25 out. 2016.
M. B. Almeida and M. G. Lima, “Formação Inicial de Professores e o Curso de Pedagogia: Reflexões sobre a Formação Matemática", Ciência e Educação, vol. 18, no 2, pp. 451-468,
E. Curi, A Matemática e os professores polivalentes, São Paulo: Musa, 2005.
D. Fiorentini, “A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil", Bolema, Rio Claro, vol. 21, no. 29, pp. 43-70, 2008.
E. O. dos Santos, J. B. Kalhil and E. Ghedin, “A formação matemática no curso de
Pedagogia: o que revelam as matrizes curriculares", Revista REAMEC, Cuiabá - MT, no.
, dezembro pp. 25-41, 2015.
U. D’ambrósio, Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática, 3rd ed., São
Paulo: Summus Editorial, 1986.
G. M. Oliveira and A. T. C. C. de Oliveira, “A matemática na formação inicial de
professores dos anos iniciais: reflexões a partir de uma análise de teses e dissertações
defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil", Em Teia – Revista de Educação Matemática e
Tecnológica Iberoamericana, vol. 4, no. 1, 2013.
A. M. Nacarato, B. L. S. Mengali and C. L. B. Passos, A Matemática Nos Anos Iniciais
Do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender, Belo Horizonte: Autêntica,
T. T. B. Zimer, Matemática. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas
para os anos iniciais, Gusso, Ângela Mari et al. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da
Educação, pp. 153-165, 2010.
L. F. Bertini, R. S. Morais and W. R. Valente, A Matemática a ensinar e a Matemática
para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores, São Paulo: Editora Livraria
da Física, 2017.
A. Chizzotti, Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, 11th ed., São Paulo: Cortez, 2010.
M. C de S. Minayo, O desafio do conhecimento: pesquisa qualitative em saúde, 11th ed.,
São Paulo: Hucitec, 2008.
C. R. Evangelista, “Saberes para ensinar Matemática no estágio supervisionado da licenciatura em Matemática da UNEMAT – Campus de Sinop (1990-2016)", 2019, 194f, Ph.D.
Dissertation in Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso,
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, 2019.
E. O. dos Santos, “Necessidades formativas de professores iniciantes que ensinam Matemática na Rede Municipal de Boa Vista-RR", 2018, 341f, Ph.D. Dissertation in Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, 2018.
J. I. de Lima. A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990). 2017. 173 f. Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, 2017.
L. S. Vigotski. A construção do pensamento e da linguagem (1934). 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
F. L. González-Rey and M. C. V. R. Tacca “Produção de Sentido Subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender", Psicologia, Ciência e Profissão, vol. 28, no. 1.
pp. 138-161, 2008.
L. S. Vigotski, Psicologia Pedagógica, (1926), 2nd ed., São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).