Modos de expressão de estudantes em fóruns de discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13650

Palavras-chave:

Discurso, Seres-humanos-com-mídias, Multimodalidade

Resumo

Neste trabalho, apresento um recorte da tese de doutorado que paralelamente teve a investigação conduzida pela seguinte pergunta: Como estudantes de Licenciatura em Matemática a distância, de uma universidade pública brasileira, se expressam matematicamente em fóruns de discussão? Movido pela necessidade de compreender fenômenos à luz da multimodalidade, que não podem ser mensurados, optei pela abordagem qualitativa. Além disso, imergi em fóruns de discussão para observar, especificamente, a participação do professor e de estudantes na disciplina Álgebra Linear I e, assim, identificar formas de expressão relacionadas aos recursos semióticos da linguagem, do simbolismo matemático e da exibição visual. Em especial, o uso de mídias nos fóruns de discussão realçou limitações técnicas e tecnológicas dos participantes da pesquisa, no entanto, revelou uma combinação de recursos semióticos da linguagem, do simbolismo matemático e da exibição visual na elaboração de seus discursos. 

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Biografia do Autor

Marcelo Batista de Souza, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista – Roraima, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente é professor de Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Souza, M. B. de. (2023). Modos de expressão de estudantes em fóruns de discussão. Intermaths, 4(2), 181-200. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13650

Edição

Seção

Dossiê