Modos de expressão de estudantes em fóruns de discussão
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13650Palavras-chave:
Discurso, Seres-humanos-com-mídias, MultimodalidadeResumo
Neste trabalho, apresento um recorte da tese de doutorado que paralelamente teve a investigação conduzida pela seguinte pergunta: Como estudantes de Licenciatura em Matemática a distância, de uma universidade pública brasileira, se expressam matematicamente em fóruns de discussão? Movido pela necessidade de compreender fenômenos à luz da multimodalidade, que não podem ser mensurados, optei pela abordagem qualitativa. Além disso, imergi em fóruns de discussão para observar, especificamente, a participação do professor e de estudantes na disciplina Álgebra Linear I e, assim, identificar formas de expressão relacionadas aos recursos semióticos da linguagem, do simbolismo matemático e da exibição visual. Em especial, o uso de mídias nos fóruns de discussão realçou limitações técnicas e tecnológicas dos participantes da pesquisa, no entanto, revelou uma combinação de recursos semióticos da linguagem, do simbolismo matemático e da exibição visual na elaboração de seus discursos.
Downloads
Metrics
Referências
LUZ DE CANDIEIRO. Intérprete: Banda Capela. Compositores: Caio Andreatta e Gustavo Rosseb. In: GIGANTE. Intérprete: Banda Capela. São Paulo: Capela [dist. Tratore], 2016. Streaming de música Spotify, faixa 2 (3 min. e 47 seg). Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/2CMISgTQFDvQX0GxjQRCEI?si=85a10a4167c34158. Acesso em: 10 ago. 2023.
EM TERRA DE SEMBLANTES. Intérprete: Banda Capela. Compositores: Caio Andreatta, Gustavo Rosseb e Léo Nicolosi. In: EM TERRA DE SEMBLANTES. Intérprete: Banda Capela. São Paulo: Musickeria, 2021. Streaming de música Spotify, faixa 3 (4 min. e 9 seg). Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/2OaEfmoBuWOdaskQcgL56O?si=fcf741a4b97f483d. Acesso em: 10 ago. 2023.
D. M. Maciel e R. G. S. Miskulin, “Potencialidades do fórum de discussão como tarefa de avaliação formativa online em uma licenciatura em matemática da UAB”. Revemop, v. 4, nº e202211, pp. 1-17, 2022. https://doi.org/10.33532/revemop.e202211.
A. P. M. Vitolo e S. C. Danta, “Um estudo sobre as interações em um fórum de discussão com postagens sobre a resolução de um problema”. In Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2019, Londrina, Anais do EPREM Londrina: SBEM, 2019.
H. R. S. Figueiredo e R. M. de O. Barros, “A participação de licenciandos de pedagogia em um fórum de discussão acerca de conhecimentos matemáticos”, Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, nº 1, pp. 30-35, 2018. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p30-35.
C. D. K. Bierhalz, C. D. O. Felcher e L. F. Dias, “Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento”, Revista Educação & Formação, v. 2, nº 5, pp. 75-94, 2017. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1957.
G. P. de O. Xavier, “Formação continuada para EJA: análise de interações docentes em matemática em um fórum de discussão”, Dissertação, Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.
G. M. Eidelwein, “Formação continuada à distância com foco na resolução de problemas matemáticos”, Dissertação, Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2015.
R. dos S. G. Pereira, K. Schlünzen Júnior e B. N. Palharini, “Uma experiência na formação continuada de professores de matemática na modalidade a distância”, Revista Conexão UEPG, vol. 11, nº 3, pp. 364-371, 2015. https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/7569.
P. Lévy, As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. 1ª ed. Rio de Janeiro: 34, 1993.
L. X. Neves, “Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB”, Tese, Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2020.
M. A. K. Halliday, Language as social semiotic: The social Interpretation of language and meaning. 1ª ed. London: Edward Arnold, 1978.
K. L. O’Halloran, Mathematical discourse: language, symbolism and visual images. 1ª ed. London: Continuum, 2005.
K. L. O’Halloran, “Classroom discourse in mathematics: a multisemiotic analysis. Linguistics and Education”, v. 10, nº 3, pp. 359-388, 2000. http://dx.doi.org/10.1016/S0898-5898(99)00013-3.
K. L. O’Halloran, “The language of learning Mathematics: a multimodal perspective”. The Journal of Mathematical Behavior. Elsevier. v. 40, nº 3, pp. 63-74, 2015. https://www.sciencedirect.com/journal/the-journal-of-mathematical-behavior/vol/40/part/PA.
M. de C. Borba, H. F. L. de Almeida e T. A. de S. Gracias, Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
M. Goldenberg. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
RAIOS E TROVÕES. Intérprete: Banda Capela e Tim Snider. Compositores: Caio Andreatta, Gustavo Rosseb, Léo Nicolosi e Pedro Gama. In: SANGUE NOVO. Intérprete: Banda Capela. São Paulo: Capela [dist. Tratore], 2015. Streaming de música Spotify, faixa 13 (3 min. e 35 seg). Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/0pVoqBmnXHEFDjet9CUOPH?si=67994beb304c4490. Acesso em: 10 ago. 2023.
M. B. de Souza, “Vídeos digitais produzidos por licenciandos em Matemática a distância”, Tese, Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).