A Formação do professor de Matemática para o ensino de Álgebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13671

Palavras-chave:

Ensino, Algebra, Formação Inicial, Professores de Matemática

Resumo

Este estudo apresenta uma experiência docente na disciplina Matemática para ensinar: álgebra e funções no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Roraima, a referida disciplina objetiva mobilizar conteúdos da Álgebra para a futura prática docente na Educação Básica. Neste sentido, usando um estudo de caso, analisamos o planejamento das práticas formativas utilizadas pela professora responsável pela disciplina, tomando como base, o Projeto Pedagógico do Curso, o plano de ensino e a ementa da disciplina.  Concluímos que existe uma preocupação em discutir, na formação inicial de professores de matemática, o ensino de álgebra e suas peculiaridades, como: o desenvolvimento da álgebra e de seu ensino, as dificuldades dos alunos na transição da aritmética para a álgebra, estratégias para o ensino com o uso de várias estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edileusa do Socorro Valente Belo, Universidade Federal de Roraima, Boa vista - RR, Brasil

Professora do Departamento de Matemática na Universidade Federal de Roraima. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará.  Experiência na área de Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio; formação de professores, ensino-aprendizagem de matemática, docência no ensino superior e pesquisa narrativa. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais em Educação Matemática.  Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Roraima (2023-2025)

Referências

Brasil, “Base Nacional Comum Curricular,” 2017. [Online]. Available: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.

S. L. D. Fiorentini, em Investigação em educação matemática percursos teóricos e metodológicos, Campinas, Autores Associados, 2012, p. 110.

C. P. Milies, História da Algebra abstrata, São Paulo: Livraria da Física, 2022.

L. R. Booth, “As dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra,” em As ideias da Algebra, São Paulo, Atual, 1995, pp. 23-36.

Y. S. Sperafico, B. Dorneles e C. S. Golbert, “Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1o grau.,” BOLETIM GEPEM Nº 63 – JAN. / JUL. 2013 | 77–90, nº https://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2014.035, pp. 77-90, 2013.

R. M. Valentino e R. C. Grando, “VII Encontro Nacional de Educaçao Matemática,” Julho 2004. [Online]. Available: http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/04/CC10940826860.pdf. [Acesso em 20 setembro 2023].

J. K. Baumgart, História da Álgebra: Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula., Atual, 1992.

F. U. Coelho e M. Aguiar., “A história da álgebra e o pensamento álgebrico correlações com o ensino.,” Scielo, 2018.

A. Matos, N. B. A. I. Silvestre e J. P. Ponte., “Desenvolver o pensamento algébrico atra-,” Investigación en educación matemática, pp. 505-516, 2008.

D. E. Pimentel, “Repositório Institucional UFSCar,” 13 03 2010. [Online]. Available: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4421. [Acesso em 20 setembro 2023].

A. Zabala, A prática educativa: como ensinar, Porto alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Belo, E. do S. V. . (2023). A Formação do professor de Matemática para o ensino de Álgebra. Intermaths, 4(2), 215-223. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13671

Edição

Seção

Dossiê