Potencialidades do software GeoGebra na resolução de Atividade de Situações Problemas em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13876

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, ASPM, Equação Polinomial

Resumo

Esse artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar contribuições do software GeoGebra no desenvolvimento da habilidade de resolver e elaborar problemas sobre equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b, por meio da análise de uma tarefa envolvendo situações problema do 8º ano do Ensino Fundamental. A
investigação realizada foi de natureza qualitativa e considerou todas as ações e operações das atividades realizadas no GeoGebra por meio da metodologia de ensino “Atividade de Situações Problemas em Matemática”. Como resultado, identificamos que a tarefa analisada contribuiu para a construção e assimilação de modelos e conceitos matemáticos da álgebra com apoio de conceitos de geometria, mais especificamente, cálculo de áreas de figuras planas e planificação
de figuras espaciais. Com isso, acreditamos que, ao utilizar o GeoGebra em conjunto com uma sequência de tarefas bem planejada, pode proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto às tecnologias digitais, como às de matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adjairon da Silva Coelho, Secretaria de Educação do Estado de Roraima, Boa Vista - RR, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade São Luís, Especialista em Ensino de Matemática e em Tópicos em Matemática pela Faculdade FAVENI. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Roraima - UFRR. Atua como Professor efetivo de matemática na Secretaria de Educação do Estado de Roraima, Professor Auxiliar I Departamento de Engenharias do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Solange Mussato, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista - RR, Brasil / Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima, Boa Vista - RR, Brasil

Doutora e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. É especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora licenciada em Matemática também pela UFMS. Atua como coordenadora da matemática na Secretaria de Educação do Estado de Roraima e, como professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima.

Referências

Brasil. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Brasília - DF, MEC, 2018. [Online]. Available: http://basenacionalcomum.mec.gov.br, Accessed on: 12 jan. 2019.

Coelho, A. S, “O software GeoGebra no ensino de equações polinomiais de segundo grau: uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades por atividade de situações problema com estudantes do 8º ano". 2021. 206f. M. S, Thesis (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, 2021.

Mendoza, H. J. G. and Delgado, O. T., “A atividade de situações problema em matemática”, In Ensino, aprendizagem e desenvolvimento: fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino desenvolvimental, Longarezi, A. M.; Puentes, R. V. (Org.), 1st ed. Uberlândia, MG: EDUFU, vol. 1, pp. 373-403, 2017.

G. Polya, A Arte de Resolver Problemas, Rio de Janeiro: Interciência, 1975.

M. I. Basniak and E. J. G. Estevam, O GeoGebra e a matemática da educação básica:

frações, estatística, círculo e circunferência, Curitiba: Ithala, 2014.

M. Hohenwarter, “Multiple representations and GeoGebra-based learning environments”, Revista Iberoamericana de Educación Matemática (Unión), no. 39 pp. 11-18, 2014.

Galperin, p. Ya., “Acerca de la investigación del desarrollo intelectual del niño", In Antología de la psicología pedagógica y de las edades, Iliasov, I. I., Liaudis, V. Ya., La Habana: Pueblo y Educación, pp. 234-238, 1986.

Leite, J. S., “A atividade de situações problema em sistemas de equações lineares fundamentado em Galperin e Majmutov nos estudantes da 2ª série do ensino médio na Escola Estadual Tancredo Neves". 2019. 103f. M. S, Thesis (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, 2019.

Mendoza, H. J. G. and Delgado, O., “Organización de la Actividad de Situaciones Problema en Matemática", Revista Pedagógica Científica Atenas, vol. 3, no. 35, pp. 31-36, Jul-Set, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Coelho, A. da S. ., & Mussato, S. (2023). Potencialidades do software GeoGebra na resolução de Atividade de Situações Problemas em Matemática. Intermaths, 4(2), 245-259. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13876

Edição

Seção

Dossiê