Ensino de Matemática com a Robótica: Uma Proposta de Recurso Didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13983

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Ensino de Matemática, Recurso Didático

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída, em que se investigou como a robótica pode ser utilizada como recurso didático aliado a metodologia de resolução de problemas e a ideia de gamificação para o ensino e a aprendizagem de matemática. No presente trabalho temos por objetivo relatar o processo de criação de um Robô Educacional, para ser utilizado como recurso didático nas aulas de matemática. A proposta apresentada contempla a construção deste Robô, dividida em duas partes: mecânica e a construção do algoritmo do projeto. A parte mecânica trata da descrição dos componentes do Robô Educacional e sua montagem, já na parte da construção do algoritmo são expostos os códigos que permitem o funcionamento do Robô. A utilização da robótica educacional poderá auxiliar o aluno a desenvolver: lateralidade, noções de espaço, conceitos geométricos, raciocínio lógico, interpretação e análise de dados, criticidade e tomada de decisões. Na pesquisa citada, o Robô Educacional foi utilizado para estimular os discentes a resolver uma lista de tarefas matemáticas como forma revisar o conteúdo estudado no ano letivo anterior. Ressaltamos que, neste caso, o Robô Educacional associado a gamificação foi um recurso didático capaz de instigar os discentes na realização das tarefas propostas nas aulas de matemática e proporcionar um ambiente de aprendizagem por meio do trabalho colaborativo. Por outro lado, como resultado do processo de construção do Robô Educacional, obtemos um recurso didático de baixo custo e que pode ser confeccionado por professores de todos os níveis de ensino e alunos de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Alberto dos Santos Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié - BA, Brasil

Possui graduação em Licenciatrura em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2022) e Ensino Médio pelo Colégio Estadual Edilson Freire (2010).

Cleusiane Vieira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié - BA, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa, UFV (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP(2015). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, desde 2007.

Referências

J. L. S. da Silva, J. R. Evangelista, R. B. dos Santos e P. M. Mendes. “Matemática Lúdica Ensino Fundamental e Médio”, Educação em Foco, nº: 06, pp. 26-36, 2013.

F. A. D. Cruz. “O Impacto do Uso de Mídias Tecnológicas (Tecnologia Móvel-Internet) na Qualidade de Vida de Adolescentes”, Dissertation, Educação. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2014.

S. E. de Souza. “O Uso de Recursos Didáticos no Ensino Escolar”, apresentado em I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: Infância e práticas Educativas, Maringá, PR, 2007.

E. J. Braz e D. P. Vilela. “Robótica Educacional Como Auxilio no Ensino de Matemática: relatos de uma professora”, Revista Ensin@ ufms, Três Lagoas, v. 1, nº 0 5, pp. 149-163. 2020.

J. B. Sacomano, R. F. Gonçalves, M. T. da Silva, S. H. Bonilla e W. C. Sátyro. Indústria 4.0: Conceitos e Fundamentos. 1ª ed, São Paulo. Editora Edgard Blücher Ltda. 2018.

F. Brito. Sensores e atuadores. 1ª ed, São Paulo. Editora Érica, 2017

F. P. de Paiva, “Filtro de Kalman aplicado à Localização de Robôs Móveis utilizando o sensor Laser Rangefinder 2D”, Trabalho de conclusão de Curso, Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Lima, C. A. dos S., & Silva, C. V. (2023). Ensino de Matemática com a Robótica: Uma Proposta de Recurso Didático. Intermaths, 4(2), 112-134. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.13983

Edição

Seção

Artigos