Representações e Produção de Vídeos na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.14017

Palavras-chave:

Multimodalidade, Recursos semióticos, Revisão de literatura, Vídeos

Resumo

Considerando o cenário de produção de vídeos na Educação Matemática, a pesquisa relatada neste artigo propôs a análise do panorama das pesquisas que relacionavam uso ou produção de vídeos com representações matemáticas ou à multimodalidade para o ensino e aprendizagem matemática. Trata-se de um estudo bibliográfico com design qualitativo para o qual realizou-se uma revisão de literatura, considerando as pesquisas publicadas entre os anos de 2018 e 2022. Onze pesquisas foram selecionadas e as análises em profundidade levaram, a partir da codificação emergente, a três categorias referentes ao tipo de abordagem dada ao vídeo no que diz respeito ao seu papel no ensino e/ ou na aprendizagem matemática, a saber: Sala de aula – vídeos motivando alunos a aprender matemática; Representações e multimodalidade como potencialidade dos vídeos no discurso matemático; e Potencialidades dos vídeos no ensino de Matemática. Como resultado, concluiu-se que ainda há uma escassez de estudos que envolvem a temática de vídeos na Educação Matemática. No que se refere à produção de vídeos relatadas nas dissertações analisadas, foi notado que as discussões estão direcionadas à produção de conhecimento matemático a partir da contextualização, sem explorar as representações matemáticas como estratégia para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victor Daniel Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA, Brasil

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Professor do Ensino Fundamental II. 

Liliane Xavier Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA, Brasil

Doutora em Educação Matemática. Professora Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz 
Pesquisa na área de Tecnologias Digitais e Educação Matemática, com ênfase em Multimodalidade sob a perspectiva da Semiótica Social e Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal.

Referências

G. Kress, “Multimodality: a social semiotic approach to contemporary

communication. NewYork: Routledge, 2010.

M. C. Borba. R.R. Scucuglia, and G. Gadanidis, “Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento”. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

L. X. Neves, “Intersemioses em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática da UAB”. Tese de Doutorado em Educação Matemática – UNESP, 2020.

A. Friedlander e M. Tabach, “Promoting multiple representations in álgebra”. In: A. A. Cuoco e F. R. Curcio (Org.). The roles of representation in schools Mathematics, Yearbook 2001. Reston, WV: NCTM, 2001, pp. 173-185.

K. L. O’Halloran, “Historical changes in the semiotic landscape: From calculation to computation”, In: C. Jewitt, The routledge handbook of multimodal analysis. New York: Routledge, 2011. p. 98 – 113.

L. X. Neves, “O discurso matemático digital sob a lente da Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal”, In: M. C. Borba, J. F. Xavier and T. A. Shunemann. Educação Matemática: múltiplas visões sobre tecnologias digitais. São Paulo: Livraria da Física, 2023, pp. 51 – 66.

J. L. LEMKE, “Letramento metamidiático: transformando significados e mídias”, Trab. Ling. Aplic. Campinas, 49(2), Jul./Dez. 2010.

V. Oechsler, “Comunicação multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática”. 2018. 311f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.

M. C. Borba, and M. E. Villarreal, “Humans-with-Media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation”, New York: Springer, 2005.

G. Goldin, and N. Shteingold, “Systems of representations and the development of mathematical concepts”, In: A. A. Cuoco, and F. R. Curcio, “The roles of representation in schools Mathematics”, 2001 Yearbook. Reston: NCTM, 2001. p. 1 – 23.

L. X. Neves, and D. I. O. Santos, “Multimodalidade e a Construção do Conhecimento Matemático: uma Análise do Processo de Produção de Vídeos”. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-19, 2022.

C. Jewitt, J. Bezemer, and K. L. O’Halloran, “Introducing Multimodality”. New York: Routledge, 2016.

L. X. Neves, M. C. Borba, “Vídeos em Educação Matemática sob a luz da Sistêmico Funcional - Análise do Discurso Multimodal”. UNIÓN (San Cristobal de La Laguna), v. 16, p. 159-178. 2020.

R. S. R. Silva, A. C. C. Ianelli, and A. C. B. Didactic aspects involving the production of

digital videos by pre-service Mathematics teachers. Revista Tempos e Espaços em Educação, 15(34), 2022.

J. W. Creswell, “Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens”, (3a ed.). Porto Alegre, RS: Penso, 2014.

Y. Lincoln, and E. Guba, Naturalistic Inquiry. Londres: Sage Publications. Lisboa –

Portugal: Edições 70, 1985

M. C. Borba, H. R. F. L. Almeida, and T. A. S. Gracias, “Pesquisa em Ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação”, Belo horizonte: Autêntica Editora, 2018.

M. Pocinho, “Lições de metanálise”, Unpublished manuscript, 2008.

W. G. Oenning, and M. C. Fagundes, “Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino da Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura”, Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 1, p. 46-54, 2022.

J. A. Silva, “O potencial pedagógico da videoaula no aprender Matemática”, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2018.

L. P. F. Oliveira, “Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental” Dissertação de Mestrado, UNESP, 2018.

V. D. P. P. SILVA, “Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul”. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2018.

A. S. MEDEIROS, “Devires de Imagens: atitudes e matemática (s) construídas e praticadas por um grupo de crianças”, Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

T. R. MORAIS, “Anos iniciais em foco: desafios e possibilidades da utilização do vídeo didático no processo de ensino de Geometria”, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2019.

M. E. A. LUPI, “Utilização de videoaulas de matemática na educação de jovens e adultos”, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2019.

J. M. Brignol, “Expressando pensamentos de porcentagem por meio da produção de vídeo estudantil”, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2019.

P. Freire, “Pedagogia do Oprimido”, 59 ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.

A. N. Kovalscki, “Produção de vídeo e etnomatemática: representações de geometria no cotidiano do aluno”, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2019.

B. C. Fontes, “Vídeo, comunicação e Educação Matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em Matemática da Educação a distância”, Dissertação de Mestrado, UNESP, 2019.

F. F. Silva, “Tecnologias digitais no ensino de Matemática: um olhar para escolas do Programa Ensino Integral”, Dissertação de Mestrado, UNESP, 2020.

M. M. Oliveira, “No escurinho do cinema! ERER e produções cinematográficas em aulas de matemática no ensino médio”, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

de Oliveira, V. D. S., & Neves, L. X. (2023). Representações e Produção de Vídeos na Educação Matemática. Intermaths, 4(2), 96-111. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.14017

Edição

Seção

Artigos