Representações e Produção de Vídeos na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.14017Palavras-chave:
Multimodalidade, Recursos semióticos, Revisão de literatura, VídeosResumo
Considerando o cenário de produção de vídeos na Educação Matemática, a pesquisa relatada neste artigo propôs a análise do panorama das pesquisas que relacionavam uso ou produção de vídeos com representações matemáticas ou à multimodalidade para o ensino e aprendizagem matemática. Trata-se de um estudo bibliográfico com design qualitativo para o qual realizou-se uma revisão de literatura, considerando as pesquisas publicadas entre os anos de 2018 e 2022. Onze pesquisas foram selecionadas e as análises em profundidade levaram, a partir da codificação emergente, a três categorias referentes ao tipo de abordagem dada ao vídeo no que diz respeito ao seu papel no ensino e/ ou na aprendizagem matemática, a saber: Sala de aula – vídeos motivando alunos a aprender matemática; Representações e multimodalidade como potencialidade dos vídeos no discurso matemático; e Potencialidades dos vídeos no ensino de Matemática. Como resultado, concluiu-se que ainda há uma escassez de estudos que envolvem a temática de vídeos na Educação Matemática. No que se refere à produção de vídeos relatadas nas dissertações analisadas, foi notado que as discussões estão direcionadas à produção de conhecimento matemático a partir da contextualização, sem explorar as representações matemáticas como estratégia para a aprendizagem.
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