Representações e Produção de Vídeos na Educação Matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.14017

Keywords:

Multimodalidade, Recursos semióticos, Revisão de literatura, Vídeos

Abstract

Considerando o cenário de produção de vídeos na Educação Matemática, a pesquisa relatada neste artigo propôs a análise do panorama das pesquisas que relacionavam uso ou produção de vídeos com representações matemáticas ou à multimodalidade para o ensino e aprendizagem matemática. Trata-se de um estudo bibliográfico com design qualitativo para o qual realizou-se uma revisão de literatura, considerando as pesquisas publicadas entre os anos de 2018 e 2022. Onze pesquisas foram selecionadas e as análises em profundidade levaram, a partir da codificação emergente, a três categorias referentes ao tipo de abordagem dada ao vídeo no que diz respeito ao seu papel no ensino e/ ou na aprendizagem matemática, a saber: Sala de aula – vídeos motivando alunos a aprender matemática; Representações e multimodalidade como potencialidade dos vídeos no discurso matemático; e Potencialidades dos vídeos no ensino de Matemática. Como resultado, concluiu-se que ainda há uma escassez de estudos que envolvem a temática de vídeos na Educação Matemática. No que se refere à produção de vídeos relatadas nas dissertações analisadas, foi notado que as discussões estão direcionadas à produção de conhecimento matemático a partir da contextualização, sem explorar as representações matemáticas como estratégia para a aprendizagem.

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Author Biographies

Victor Daniel Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA, Brasil

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Professor do Ensino Fundamental II. 

Liliane Xavier Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA, Brasil

Doutora em Educação Matemática. Professora Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz 
Pesquisa na área de Tecnologias Digitais e Educação Matemática, com ênfase em Multimodalidade sob a perspectiva da Semiótica Social e Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal.

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Published

2023-12-30

How to Cite

de Oliveira, V. D. S., & Neves, L. X. (2023). Representações e Produção de Vídeos na Educação Matemática. INTERMATHS, 4(2), 96-111. https://doi.org/10.22481/intermaths.v4i2.14017

Issue

Section

Artigos