Indeterminações nos materiais didáticos do CEFET-MG: um estudo histórico de 1970 aos tempos atuais
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14965Palavras-chave:
Cálculo Diferencial e Integral, Indeterminações, Ensino Profissionalizante, História da Educação MatemáticaResumo
O objetivo do presente trabalho é analisar, com base nos Três Mundos da Matemática como as indeterminações são apresentadas em quatro materiais didáticos de matemática produzidos e utilizados por professores do CEFET MG nos últimos cinquenta anos. A teoria foi desenvolvida por David Tall, apoiada na ideia de que o pensamento matemático está ancorado em três mundos: o Conceitual Corporificado, o Operacional Simbólico e o Formal Axiomático. De acordo com nossas análises, a abordagem do conceito de Indeterminação nos materiais analisados mudou consideravelmente, com uma ênfase nos mais antigos no mundo Operacional Simbólico, e nos documentos mais recentes, uma ênfase no mundo Conceitual Corporificado e Operacional Simbólico.
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