Indeterminações nos materiais didáticos do CEFET-MG: um estudo histórico de 1970 aos tempos atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14965

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, Indeterminações, Ensino Profissionalizante, História da Educação Matemática

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar, com base nos Três Mundos da Matemática como as indeterminações são apresentadas em quatro materiais didáticos de matemática produzidos e utilizados por professores do CEFET MG nos últimos cinquenta anos. A teoria foi desenvolvida por David Tall, apoiada na ideia de que o pensamento matemático está ancorado em três mundos: o Conceitual Corporificado, o Operacional Simbólico e o Formal Axiomático. De acordo com nossas análises, a abordagem do conceito de Indeterminação nos materiais analisados mudou consideravelmente, com uma ênfase nos mais antigos no mundo Operacional Simbólico, e nos documentos mais recentes, uma ênfase no mundo Conceitual Corporificado e Operacional Simbólico.

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Biografia do Autor

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte - Mg, Brasil

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro (2020). Atualmente, é Professor Efetivo do Departamento de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET / MG) e Professor Colaborador do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT / UFOP. Tem interesse em pesquisas nas áreas de História da Matemática, História da Educação Matemática.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Fonseca, N. L., Lara, O. G. A., Pagani, Érica M. L. ., & Oliveira, D. P. A. (2024). Indeterminações nos materiais didáticos do CEFET-MG: um estudo histórico de 1970 aos tempos atuais. Intermaths, 5(1), 131-144. https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i1.14965

Edição

Seção

Artigos