Características do Pensamento Computacional atribuídas por discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i2.15372

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pensamento computacional, Ensino superior, Licenciatura e Bacharelado em Matemática

Resumo

Ao considerarmos as possíveis relações entre o Pensamento Computacional e a Educação Matemática, sobretudo aquelas que podem vir a ser desenvolvidas por professores em suas atuações profissionais, indagamo-nos: como o Pensamento Computacional é compreendido por estudantes de graduação em matemática? A partir dessa interrogação, objetivamos discutir resultados de uma investigação sobre as características relacionadas ao Pensamento Computacional que são compreendidas e desenvolvidas por estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática de uma universidade pública paulista. Assumimos como ideias teóricas os quatro pilares do Pensamento Computacional, quais sejam: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos – Brackmann (2017). A investigação, de cunho qualitativo, foi realizada por meio de um questionário respondido por nove discentes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Matemática de uma universidade pública paulista. Dentre um dos resultados, podemos enfatizar que os alunos identificaram e descreveram aspectos do Pensamento Computacional relacionados, implicitamente, aos quatro pilares de Pensamento Computacional

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Biografia do Autor

Davi Aga Frozoni Antun, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Graduado em Licenciatura em Matemática e estudante de graduação em Bacharelado em Matemática - UNESP, Rio Claro, onde foi Bolsista pelo Programa Educacional a Tutoria (PET - MEC), no qual participou de comissões para organização de eventos, cursos e atividades de Extensão, bem como projetos de Ensino e Pesquisa e participação em eventos estaduais, regionais e nacionais. Também, atuou como monitor voluntário em Cálculo Diferencial e Integral e Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, e como bolsista em Geometria Analítica. Desenvolve uma pesquisa de Iniciação Científica, iniciada em 11/2022, na área de Educação Matemática. Tem interesse nas áreas de Tecnologias em Educação Matemática e Equações Diferenciais Ordinárias.

Arthur Medeiros Barros, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Gradudo em Matemática, Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP- Câmpus de Rio Claro). Estudou/pesquisou sobre Equações Diferenciais Ordinárias com o interesse nas EDOs com Impulsos e suas aplicações (Iniciação Científica - FAPESP). Em complemento, Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-2020/2021) e orientando da iniciação cientifica : Um estudo sobre Equações Diferenciais Ordinárias. Durante a Educação Básica foi monitor voluntário e, logo após ingressar na universidade, ministrou aulas de Matemática no cursinho popular: Oriente-se. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP- RC), especificamente, no grupo de pesquisa GPIMEM. Assim, tem interesse nos seguintes temas: Educação Matemática; Novas Tecnologias atreladas à Educação Matemática; Matemática por meio de fluxogramas; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral; Equações Diferenciais Ordinárias; Equações Diferenciais Impulsivas.

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Doutorando (2022-atual) e Mestre (2021) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Licenciado (2019) em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnico em Móveis (2015) Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Durante a graduação participou de projetos de pesquisa, ensino e extensão, com bolsa do Programa de Licenciaturas (PROLICEN), atuando em pesquisas com enfoque na formação de professores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pesquisando na área de Educação Financeira, estudos aprofundando Álgebra Linear, trabalho de Acompanhamento Pedagógico e monitoria de Cálculo com alunos do CTISM-UFSM. Foi membro coordenador do Diretório Acadêmico do Curso de Matemática da UFSM (2018 - 2019), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat) e Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (EMgep). Foi membro do Grupo de Pesquisas em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), de 2020 a 2022. Foi representante discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e membro do conselho desse mesmo programa (2021-2022). Foi professor substituto do Departamento de Matemática da UNESP, Rio Claro/SP (2022) e da rede municipal de Cândido Godói (2021). É membro do grupo Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). É diretor-executivo do Bolema. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Formação de Professores, Etnomatemática, Educação do Campo, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Ensino de Cálculo.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Antun, D. A. F., Barros, A. M., & Hartmann, A. L. B. (2024). Características do Pensamento Computacional atribuídas por discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Intermaths, 5(2), 163-181. https://doi.org/10.22481/intermaths.v5i2.15372

Edição

Seção

Artigos