Ensino da Matemática com Apoio de Tecnologias Digitais como Abordagem Inclusiva ao Aluno com com Paralesia Celebral: um relato de experiência no 9º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal de Uberaba/MG

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7274

Keywords:

Tecnologias digitais, Educação inclusiva, Aprendizagem Matemática

Abstract

O estudo teve como objetivo demonstrar as contribuições das tecnologias digitais para melhoria do ensino da matemática a um aluno com paralisia cerebral (sujeito da pesquisa), assistido por uma profissional de apoio, a qual atua na inclusão de alunos com necessidades especiais. Optou-se em utilizar o paradigma de pesquisa qualitativa, com o método descritivo, com interação sujeito-objeto em forma de relato de experiência. Os fundamentos teóricos levaram em consideração estudos relacionados ao uso da tecnologia e o processo de ensino-aprendizagem da matemática mediado pela tecnologia digital na perspectiva da inclusão de aluno com necessidade especial. Para o desenvolvimento das atividades, foi utilizado a plataforma Educacional gratuita Khan Academy e o aplicativo Whatsapp como auxílio para aprendizagem de conteúdos matemáticos. Como principal resultado, foi possível observar a contribuição da utilização da tecnologia digital para o ensino de matemática aos alunos com necessidades especiais abrindo a estes o entendimento de conceitos matemáticos.

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Author Biographies

Cássia Valênia Gonçalves Vieira , Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Professora de matemática na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE-MG. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo IFTM e Docência do Ensino Superior, graduada em Licenciatura Matemática.

Wesley Antonio Gonçalves, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Professor doutor e orientador no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva – IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico.

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Published

2020-11-30

How to Cite

Valênia Gonçalves Vieira , C., & Gonçalves, W. A. (2020). Ensino da Matemática com Apoio de Tecnologias Digitais como Abordagem Inclusiva ao Aluno com com Paralesia Celebral: um relato de experiência no 9º ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal de Uberaba/MG . INTERMATHS, 1(1), 213-228. https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7274

Issue

Section

Relatos de Experiências