Analysis of the constitution of the Fraction Cups Game from the perspective of the Instrumental Approach
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7330Keywords:
Sequência didática, Aprendizagem lúdica, Operações com frações, Ensino fundamentalAbstract
Este relato de experiência apresenta discussões relacionadas às ações de um subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência sobre a confecção e aplicação de um jogo intitulado Copos das Frações, desenvolvido com o objetivo de revisitar as noções de frações equivalentes e operações com frações em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A Abordagem Instrumental fundamentou a elaboração deste recurso didático e viabilizou meios para que, através do processo de gênese instrumental, o jogo se constituísse como um instrumento efetivo para a aprendizagem das noções de frações supracitados. O design qualitativo da metodologia aplicada deu suporte para a realização de da análise subjetiva do processo de constituição do jogo, a partir da elaboração de uma Sequência Didática. Além disso, permitiu concluir que a revisitação de conceitos de objetos matemáticos já trabalhados em aulas tradicionais, em particular, as frações numéricas, pelos estudantes, utilizando jogos oferece maior visibilidade e formação de um ambiente colaborativo para produção do conhecimento matemático.
Downloads
Metrics
References
R. Fiscarelli, Material Didático: discursos e saberes, Junqueira & Marin, Araraquara, 2008.
P. H. B. Thomaz, M.A.B.A. Megid, Recursos didáticos no ensino da Matemática: o jogo como estratégia de ensino e o programa ler e escrever. Currículo sem fronteiras, 17 (2017), pp. 833 – 847.
K. R. Jelinek, Jogos nas aulas de Matemática: brincadeira ou aprendizagem? O que pensam os professores?, Dissertação de Mestrado em Ciências e Matemática – Faculdade em Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005.
J. L.S. Silva, J. R. Evangelista, R. B. Santos, P. M. Mendes, Matemática Lúdica: Ensino fundamental e médio. Educação em Foco, 5 (2013), pp. 26 – 36.
D. Fiorentini, F. C. Castro. Tornando-se professor de Matemática: o caso de Allan em Prática de ensino e Estágio Supervisionado. In: D. Fiorentini (org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de letras, 2003. Pp 53 – 85.
M. C. Borba, H. R. F. L. Almeida, T. A. S. Gracias, Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação, Autêntica, Belo Horizonte, 2018.
P. Freire, Extensão ou comunicação? 19º. ed. Paz e Terra, São Paulo, 2018.
P. Rabardel, Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
A. Henriques, Um estudo de superfícies e de integrais múltiplas em ambiente computacional. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, UFPE, Recife, 2004, pp. 1-16.
A. Henriques, J. P. Attie, L. M. S. Farias, Referências teóricas da didática francesa: análise didática visando o estudo das integrais múltiplas com auxílio do software Maple. Educação Matemática Pesquisa, 9, (2007), pp. 51-81.
A. Henriques, Análise Institucional & Sequência Didática como Metodologia de Pesquisa. In: Anais do I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, Bonito, Sistema Tuse, 2016, pp. 1-16.
A. Henriques, Reflexões sobre análises institucionais e sequências didáticas: o caso do estudo de integrais múltiplas. Progressão de Carreira do Magistério Superior, de Adjunto a Titular. Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, Brasil, https://sites.google.com/site/gpemac/dissertacoes-de-mestrado. 2011 (acessado em 14 de agosto de 2020).
A. Henriques, Estudo de relações em sala de aula com a presença de ambientes computacionais de aprendizagem - PERSAC. In: Anais do III Seminário Regional do LIAPEME & I Colóquio Internacional Sobre Ensino e Didática das Ciências, UEFS, Feira de Santana, 2014, pp. 68-78.
M. C. Borba, R. S. R. Silva, G. Gadanidis, Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed., Autêntica, Belo Horizonte, 2018.
R. R. S. Scucuglia, Narrativas multimodais: a imagem dos matemáticos em performances matemáticas digitais. Bolema, v. 28, n. 49, 2014, pp. 950-973.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 INTERMATHS: Journal Applied and Interdisciplinary Mathematics
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Responsibility: The scientific content and the opinions expressed in the manuscript are the sole responsibility of the author(s).
- Copyrights: INTERMATHS.
- All content of Revista INTERMATHS/INTERMATHS journal is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional