A mosaic of works published in the annals of SIPEM: focus on textbooks and curricular materials
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7395Keywords:
Mapping, Textbook, Curricular Material, Mathematical EducationAbstract
Os livros didáticos desempenham um papel importante no ensino e na aprendizagem de Matemática, pois são considerados como tradutores do currículo de um país, evidenciando os padrões políticos, econômicos, culturais e de conhecimento de uma sociedade. Assim, estimamos como relevante um olhar criterioso para esse recurso. Este texto é o resultado de um estudo que teve como objetivo identificar quais focos temáticos sobre livros didáticos têm emergido nos trabalhos publicados nos anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Para tanto, realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, em que empregamos a análise documental nos anais do referido evento. Mapeamos e descrevemos as publicações e, como resultado, identificamos que é marcante a presença de pesquisas destinadas à análise do livro didático, por haver carência de pesquisas que tratem do seu uso e de como os livros didáticos são produzidos.
Downloads
Metrics
References
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto (1996) v. 16, n. 69.
BASSO, L. D. P.; TERRAZZAN, E. A. Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3 (2015) p. 256-272.
FAN, L. Textbook research as scientific research: towards a common ground on issues and methods of research on mathematics textbooks. ZDM Mathematics Education, v. 45, n. 5 (2013) p. 765-777.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3 (2004) p. 549-566.
AMARAL-SCHIO, R. B. Livro Didático de Ensino Médio, Geometria e a Presença das Tecnologias. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 2 (2018) p. 127-137.
REMILLARD, J. T. Examining teachers’ interactions with curriculum resource to uncover pedagogical design capacity. In: FAN, L. et al (ed.) Research on mathematics textbooks and teachers’ resources: Advances and Issues. Springer, Cham. (2018) p. 69-88.
DAVIS, E. A.; KRAJCIK, J. S. Designing educative curriculum materials to promote teacher learning. Educational researcher, v. 34, n. 3 (2005) p. 3-14.
REMILLARD, J. T. Examining key concepts in research on teachers’ use of mathematics curricula. Review of educational research, v. 75, n. 2 (2005) p. 211-246.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes (2009) cap. 1, p. 9-29.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos, 3.ed. Porto Alegre: Artmed (2010).
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B.; Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso (2013).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E. P. U. (2015).
ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Editora Pioneira (1998). p. 107-188.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REGIONAL PARANÁ. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/viisipem/portuguese/apresentacao.php (2020) (acesso em 15 agosto 2020).
FIORENTINI, D. et al. O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, Dario; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de.(org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, (2016). p. 17-41. E-book. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf (2016) (acesso em 01 setembro 2020).
GOMES, R. A Análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1 (994). cap. 4, p. 67-80. [17] FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática:
percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados (2006).
FAN, L.; ZHU, Y.; MIAO, Z. Textbook research in mathematics education: development status and directions. ZDM Mathematics Education, v. 45, n. 5 (2013) p. 633-646.
SILVEIRA, E. Afinal, está certo ou errado? Um estudo sobre indicações de uso de blocos base dez em livros didáticos de matemática no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: SBEM/PR (2018) p. 1 - 12.
QUEIROZ, M. R. P. P. P.; BARBOSA, J. C. Exercícios de livros didáticos de matemática financeira e suas fronteiras com situações do cotidiano e de ambientes de trabalho. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO (2015) p. 1 - 12.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press (1991).
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, v. 14, p. 66-91 (2000).
SOUZA, J. I.; FLORES, C. R. Uma história da educação financeira na educação básica escolar: uma análise de livros didáticos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçú: SBEM/PR (2018) p. 1 - 12.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária (2017).
GONÇALVES, Jeferson da Silva Gonçalves; LIMA, Rosana Nogueira. KARRER, Monica. Funções Composta e Inversa e os Registros de Representação Semiótica em Livros Didáticos do PNLD-2015 do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO (2015) p. 1 - 12.
DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas. Organização Tânia M.M. Campos. Tradução Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM (2011).
BARROS, R. A.; BOAVENTURA, T. S. L. Uma análise reflexiva sobre a abordagem do conjunto dos números inteiros em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçú: SBEM/PR (2018) p. 1-12.
GODINO, J. D.; BATANERO, C.; FONT, V. Un Enfoque ontossemiótico del conocimiento y lainstrucción matemática. Berlín, v. 39, n. 1, p. 127-135. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/funciones- semioticas/sintesis_eos_10marzo08.pdf. (2008) (acesso em 15 agosto 2020).
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados (2006).
FAN, L.; ZHU, Y.; MIAO, Z. Textbook research in mathematics education: development status and directions. ZDM Mathematics Education, v. 45, n. 5 (2013) p. 633-646.
SILVEIRA, E. Afinal, está certo ou errado? Um estudo sobre indicações de uso de blocos base dez em livros didáticos de matemática no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: SBEM/PR (2018) p. 1 - 12.
QUEIROZ, M. R. P. P. P.; BARBOSA, J. C. Exercícios de livros didáticos de matemática financeira e suas fronteiras com situações do cotidiano e de ambientes de trabalho. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO (2015) p. 1 - 12.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press (1991).
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, v. 14, p. 66-91 (2000).
SOUZA, J. I.; FLORES, C. R. Uma história da educação financeira na educação básica escolar: uma análise de livros didáticos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçú: SBEM/PR (2018) p. 1 - 12.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária (2017).
GONÇALVES, Jeferson da Silva Gonçalves; LIMA, Rosana Nogueira. KARRER, Monica. Funções Composta e Inversa e os Registros de Representação Semiótica em Livros Didáticos do PNLD-2015 do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO (2015) p. 1 - 12.
DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representações semióticas. Organização Tânia M.M. Campos. Tradução Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM (2011).
BARROS, R. A.; BOAVENTURA, T. S. L. Uma análise reflexiva sobre a abordagem do conjunto dos números inteiros em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçú: SBEM/PR (2018) p. 1-12.
GODINO, J. D.; BATANERO, C.; FONT, V. Un Enfoque ontossemiótico del conocimiento y lainstrucción matemática. Berlín, v. 39, n. 1, p. 127-135. Disponível em: http://www.ugr.es/~jgodino/funciones- semioticas/sintesis_eos_10marzo08.pdf. (2008) (acesso em 15 agosto 2020).
RIBEIRO, F. L.; PALANCH, W. B. Uma análise da geometria nos materiais curriculares brasileiros pelo enfoque ontossemiótico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçú: SBEM/PR (2018) p. 1 - 12.
SILVEIRA, E. Afinal, está certo ou errado? Um estudo sobre indicações de uso de blocos base dez em livros didáticos de matemática no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçú: SBEM/PR, 2018. p. 1 - 12.
SILVA, M. A.; SILVA, J. N. D. Movimento modernizador da matemática secundária nos livros didáticos de Stávale e Sangiorgi. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: SBEM/RJ, (2012) p. 1-19.
GUIMARÃES, G. O uso de recursos didáticos na aprendizagem do sistema de numeração decimal: análise das atividades propostas em livros didáticos brasileiros e espanhóis. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: SBEM/RJ (2012) p. 1-19.
BARBOSA, E. J. T.; LINS, A. F. Organização Praxeológica: equação do primeiro grau em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: SBEM/RJ, 2012. p. 1-19.
VALERO, Paola et al. O cidadão matematicamente competente no currículo e nos livros didáticos brasileiros e suecos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: SBEM/PR (2018) p. 1 - 12.
PRADO, Airam da Silva; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira. O discurso regulativo nos materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5,2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: SBEM/PR (2012) p. 1 - 22.
BALL, D. L.; COHEN, D. K. Reform by the book: what is – or might be – the role of curriculum materials in teacher learning and instructional reform? Educational Researcher, v. 25, n. 9, p. 6-14, 1996.
PACHECO, D. R.; Pires, C. M. C. Espaço e Forma nos Anos Iniciais e o uso de Materiais Curriculares. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO, (2015) p. 1 - 12.
BROWN, M. W. The Theacher-Tool Relationship: Theorizing the Desing and Use of Curriculum Materials. In: REMILLARD, J. T.; Herbel-Eisenmann, B. A.; Lloyd, G. M. (ed.). Mathematics teachers at work: Connecting curriculum materials and classroom instruction (Studies in Mathematical Thinking and Learning Series, A. Schoenfeld, Ed.). New York: Routledge (2009).
LIMA, Kátia. Quadro Analítico para a Avaliação de Materiais Curriculares por Professores de Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO (2015) p. 1 - 12.
DAVIS, E. A.; KRAJCIK, J. S. Designing educative curriculum materials to promote teacher learning. Educational researcher, v. 34, n. 3, p. 3-14, 2005.
STEIN, Mary Kay; KIM, Gooyeon. The Role of Mathematics Curriculum Materials in Large-Scale Urban Reform: An Analysis of Demands and Opportunities for Teacher Learning. In: REMILLARD, J. T; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M. (ed.), Mathematics Teachers at Work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis (2009) p. 37-55.
FONSECA, Carla Isabel Teixeira Tavares Rebimbas da. As funções exponencial e logarítmica nos manuais escolares do 12º ano (2013) 165f. Dissertação (Mestrado em Didática) – Departamento de Educação, Universidade de Aveiro. Portugal.
LIMA, K.; JANUARIO, G.; MANRIQUE, A. L. A aprendizagem do professor mediada por sua relação com materiais curriculares de matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: SBEM/PR (2018) p. 1 - 12.
MARQUES, J. A. O. Manuais portugueses e a escola nova: o ensino de matemática no curso primário brasileiro. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: SBEM/RJ (2012) p. 1 - 17.
FREITAS, I. C.; ORTIGÃO, M. I. R. O PNLD está chegando: e agora, como escolher o livro didático de matemática? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: SBEM/RJ (2012) p. 1-20.
CURI, E. Orientações Curriculares, Livros Didáticos, Prova Brasil de Matemática do 5º ano e Práticas de Sala de Aula: Resultados de uma Pesquisa Longitudinal. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO (2015) p. 1-13.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, (2000).
RICO R. L. El método del Análisis Didáctico. Unión - Revista Iberoamericana de Educação Matemática. Madrid, v. 9, n. 33, p. 11-27, (2013).
JANUARIO, G.; PIRES, C. M. C. Análise de Questões em Pesquisas sobre Livros Didáticos de Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: SBEM/GO (2015) p. 1 - 12.
POSTLETHWAITE, T. Neville. Educational research: some basic concepts and terminology. Paris: UNESCO International Institute for Educational Planning, 2005.
NETO, V. Livros didáticos de matemática para o campo: aqui também se aprende a ser mãe. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçú: SBEM/PR, 2018. p. 1 - 12.
BECKER. Howard, S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. Tradução: Marco Estevão, Renato Aguiar, Revisão técnica: Márcia Arieira, 4ª Ed, São Paulo: Hucitec, (1999).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 INTERMATHS: Journal Applied and Interdisciplinary Mathematics
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Responsibility: The scientific content and the opinions expressed in the manuscript are the sole responsibility of the author(s).
- Copyrights: INTERMATHS.
- All content of Revista INTERMATHS/INTERMATHS journal is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional