Modelagem matemática para o estudo de função afim: uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7607

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Função Afim, Teoria de Registros de Representação Semiótica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo expor os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1.º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e as limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes, seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que, durante dezesseis encontros, realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas pautaram-se pela possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes à teoria de Raymond Duval. Diante dos registros obtidos foi evidenciado que, em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos demonstraram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se, ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim) apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica diante dos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro e que, para a primeira faixa de consumo, o indivíduo que atingiu um menor consumo real paga a mesma quantia daquele que consumiu mais.

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Biografia do Autor

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Ituiutaba); professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar.

Cássia Silva Costa, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal; ex-bolsista nos programas PIBID e Residência Pedagógica.

Carlos Eduardo Petronilho Boiago, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professor no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais e na Faculdade Mais de Ituiutaba-MG, atuando nas disciplinas Geometria Analítica, Estatística, Álgebra Linear e Cálculo.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

Pires, R. F., Silva Costa, C. ., & Petronilho Boiago, C. E. . (2020). Modelagem matemática para o estudo de função afim: uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. Intermaths, 1(1), 77-100. https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7607

Edição

Seção

Dossiê