A prova como um instrumento de avaliação para a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7685Keywords:
test, matrix, correction, inclusion, assessmentAbstract
O principal objetivo deste texto, consiste em apresentar algumas reflexões sobre a prova de matemática como um instrumento de avaliação para a aprendizagem, isto é, mostrar o que é uma prova do ponto de vista pedagógico, como elaborá-la, quantas perguntas devem comportar uma prova, qual a sua função social e pedagógica. Ainda são apresentadas algumas sugestões diferenciadas de avaliação para que a prova tenha um caráter de inclusão social evidenciando a aprendizagem de todos e não apenas de alguns. Também são apresentadas sugestões aos professores de matemática no sentido de fazer um aproveitamento pedagógico quer dos erros como dos acertos nas produções dos alunos no processo de composição de respostas para cada uma das questões presentes na prova. Decidiu-se por começar no que entendemos como prova em âmbito pedagógico e seguiram-se reflexões sobre como elaborar uma prova, matriz de prova e proposta de correção modelo. Através deste texto esperamos contribuir para melhoria do processo de ensino aprendizagem da matemática, orientando os professores de matemática e alunos na melhoria da conceção da prova como um instrumento de avaliação para a aprendizagem e desconstruir a conceção que se tem da prova como sendo o bicho papão que pune os alunos.
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