Metodologia inovadora para alfabetizar para a escrita

Autores

  • Leonor Scliar-Cabral Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-11

Palavras-chave:

Alfabetizar, Escrita, Metodologia

Resumo

Exporei o tema “Metodologia Inovadora para Alfabetizar para a Escrita”, apresentado à Mesa Redonda II: Ensino e aprendizado da escrita, durante a 8ª Jornada Internacional de Alfabetização e discutirei os seguintes tópicos:

  1. a) Fundamentos teóricos de uma Metodologia Inovadora para Alfabetizar para a Escrita, desdobrado em:

- complexidade maior dos processos envolvidos na produção do que na recepção;

- direcionalidade oposta entre o início do processamento na leitura (bottom-up) e o da escrita (top-down).

  1. b) Dificuldades observadas em textos escritos iniciais, desdobrado em:

- para escrever, o redator se encontra diante de um espaço em branco: cabe-lhe decidir por quê vai escrever (intenção pragmática), sobre o quê e para quem, de cujas decisões depende a escolha do gênero e do estilo a serem utilizados;

         -  a fala é um contínuo e o sândi ou juntura externa fechada ocasiona a hipossegmentação na escrita, um léxico mental fonológico, muitas vezes, discrepante do aceito socialmente e o apagamento das marcas de plural: não se escreve como se fala.

- no input da leitura impressa, a linha de base invisível precisa ser inferida para se perceber o cruzamento de algumas letras minúsculas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Scliar-Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Leonor Scliar-Cabral , Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras (PUCRS) e Ciências Jurídicas e Sociais (URGS), Doutora em Linguística (USP),

Profa. Emérita e Membro do Colegiado da Pós-Graduação em Linguística (UFSC),

Referências

ALAMARGOT, D.; CHANQUOI, L. Through the models of writing. Dordrecht -Boston-London: Kluwer Academic Publishers, 2001. Disponível em: https:// www.researchgate. net/ publication/280014349. Acesso: 03 jan. 2018.

BATES, E.; MACWHINNEY, B. Functionalism and the Competition Model. In: MACWHINNEY, B.; BATES, E. The crosslinguistic study of sentence processing. New York: Cambridge University Press, 1989.

BOCK, K.; HUITEMA, J. Language production. In: GARROD, S.; M. J. (Eds.). PICKERING, Language processing. Hove: Psychology Press, 1999, p. 365-388.

BREHM, L.; GOLDRICK, M. Empirical and conceptual challenges for neurocognitive theories of language production. Cognition and Neuroscience, v. 31, n. 4, p. 504-507, 2016. Disponível em <http://faculty.wcas.northwestern.edu/matt-goldrick/Brehm Goldrick_2015.pdf>. Acesso em 30/03/2017.

BRUGMAN, C. What is the Invariance Hypothesis? Cognitive Linguistics, v.1, n.1, p. 257–266, 1990.

CAED. Mais Alfabetização, 2018. Disponível em <https://maisalfabetizacao.caed digital.Net /#!/resultado-rede>. Acesso em 10 de set. 2020.

CAED. Fluência 2019. Disponível em . Acesso em 06 de jan. 2020.

CITÓ, P. A intenção pragmática na comunicação pedagógica de uma professora de inglês. Revista da ABRALIN, v. 6, n. 2, p. 253-269, jul. /dez. 2007. Disponível em . Acesso em 06/04/2018.

DANIELS, P. T. ; BRIGHT, W. The World’s Writing Systems. New York, Oxford: Oxford University Press. 1996. 922 p.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura. Trad. e supervisão de L. Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

DEHAENE, S. et al. Cerebral mechanisms of word masking and unconscious repetition priming. Nat. Neurosci, v. 4, n. 7, p. 752-758, 2002.

DEHAENE, S. et al. Letter binding and invariant recognition of masked words: behavioral and neuroimaging evidence. PsycholSci, v. 15, n. 5, p. 307-313, 2004.

FÁVERO, L. L.; KOCH, I. G. Coesão e coerências textuais. São Paulo: Ática, 11ª edição, 2009.

INEP, Ministério de Educação, Brasil. Sistema de avaliação da educação básica - Avaliação Nacional de Alfabetização, 2017.

INEP. Relatório SAEB/ANA 2016: panorama do Brasil e dos estados. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018a.

INEP. Censo Escolar, 2018b. Disponível em < Censo Escolar — Inep (www.gov.br)>. Acesso em 26 de nov. 2018.

KEELE, S. W. ; SUMMERS, J. J. The structure of motor control. In: STELMACH, G. E. (Org.). Motor Control: Issues and Trends. New York: Academic Press,1976, p. 109-142.

LAKOFF, G. The Invariance Hypothesis: is abstract reason based on image-schemas? Cognitive Linguistics, v.1, n.1, p. 39–74, 1990.

LEVELT, W. J. M. Spoken word production: A theory of lexical access. PNAS, v. 98, n. 23, p. 13464–13471, nov. 6, 2000.

LIBERMAN, A. M. The relation of speech to reading and writing. In: R. FROST; L. KATZ, (Eds.). Orthography, phonology, morphology and meaning. Amsterdam: North-HOLLAND, 1992, ps. 167-178.

MARTLEW, M. Problems and difficulties: Cognitive and communicative aspects of writing. In: MARTLEW, M. (Org.). The psychology of written language. Londres: Wiley and Sons, 1983, p. 295-333.

SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de Alfabetização – Fundamentos. Florianópolis: Editora Lili, 2013.

SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de Alfabetização - Roteiros para o professor: Módulo 1 Florianópolis: Editora Lili, 2018a, v.1.

SCLIAR-CABRAL, L. Modelos psicolinguísticos de produção da linguagem verbal oral. Gragoatá, v. 23, n. 46, p. 427-447, 2018b. Disponível em < http:// www. gragoata. uff. br/ index.php/gragoata/issue/view/37>. Acesso em 24/07/2019.

SCLIAR-CABRAL, L. Reconhecimento das invariâncias por neurônios reciclados. Signo, v. 34, n. 57, p. 2-14, 2019a. https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1199

SCLIAR-CABRAL, L. Aventuras de Vivi no Mundo da Escrita Livro 1. Florianópolis: Editora Lili, 2019b.

SCLIAR-CABRAL, L. Aventuras de Vivi Livro 1. Florianópolis: Editora Lili, 2020a.

SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de alfabetização - Caderno de Atividades: Módulo 1, Leitura. Florianópolis: Editora Lili, 2020b.

SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de Alfabetização – Fundamentos da Escrita. Florianópolis: Editora Lili, e-book, no prelo (a)

SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de Alfabetização - Roteiros para o professor: Módulo 2, Escrita Florianópolis: Editora Lili, e-book, no prelo (b).

SCLIAR-CABRAL, L. Scliar de alfabetização - Caderno de Atividades: Módulo 2, Escrita. Florianópolis: Editora Lili,no prelo (c),

SCLIAR-CABRAL, L.; HEINIG, O. L. Principais contribuições da linguística para a alfabetização. Fórum Linguístico, no prelo.

SOMOS. Simulado Acerta Brasil, 2019. Disponível em < SOMOS Educação | Parceira Integral das escolas de Educação Básica (somoseducacao.com.br)>. Acesso em 10 dez. de 2019.

VAN DIJK, T. A. Macrostructures - An Interdisciplinary Study of Global Structures in Discourse, Interaction, and Cognition. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1980. Disponível em <http://www.discourses.org/OldBooks/ Teun%20A% 20 van%20Dijk%20-%20 Macrostructures.pdf.>. Acesso em 24/10/2017.

VAN GALEN, G. P. Handwriting: Issues for a psychomotor theory. Human Movement Science, Amsterdam, v. 10, p. 165-91, 1991.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Scliar-Cabral, L. . (2022). Metodologia inovadora para alfabetizar para a escrita. Língu@ Nostr@, 23 - 44. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-11