Para além da consciência fonológica: oralidade e o ensino da língua escrita nos anos iniciais do EF

Autores

  • Clarice Staub Lehnen UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela C. M. de Freitas SMED, BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-13

Palavras-chave:

Alfabetização, sistema alfabético, oralidade, consciência fonológica

Resumo

O processo de alfabetização necessita que a criança alcance o nível de relação fonema-grafema, a fim de que possa se apropriar do sistema alfabético de escrita, entrando nesse “jogo” a consciência fonológica. Porém, sabemos que ela não é a “varinha mágica” que transforma nossas crianças em leitores fluentes.  Entre críticas e reducionismos de que a consciência fonológica se torne um processo meramente mecânico e que não leva ao desenvolvimento da escrita e da leitura em todo seu potencial, entendemos que há diferentes formas de lidar com essas habilidades no processo de ensino-aprendizagem. O que mais precisa estar em jogo quando se aprende a ler e a escrever, junto com o desenvolvimento da consciência fonológica e do ensino das relações fonema-grafema? Este foi tema de Simpósio na 8ª Jornada de Alfabetização que, através de relatos de experiência e pesquisas, abordou  como tratar da consciência fonológica em sala de aula, de forma integrada aos demais níveis de linguagem e aprendizagem, para se chegar à efetiva apropriação do sistema de escrita e de compreensão leitora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Lehnen, C. S. ., & de Freitas, G. C. M. . (2022). Para além da consciência fonológica: oralidade e o ensino da língua escrita nos anos iniciais do EF. Língu@ Nostr@, 63 - 75. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-13