Leitura: o papel dos marcadores prosódicos na compreensão
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-14Palavras-chave:
Intervenção pedagógica, Leitura, ProsódiaResumo
Tendo em vista o baixo desempenho de estudantes brasileiros no que tange à competência leitora e que alunos estão concluindo o Ensino Fundamental com baixa proficiência em leitura e compreensão de textos, objetivamos verificar se um ensino sobre pontuação, orientado por questões de ordem prosódica, poderia resultar na aquisição proficiente da leitura; desenvolver uma metodologia de intervenção baseada em princípios prosódicos a fim de ajudar os alunos a adquirirem proficiência em compreensão leitora; e propor uma reflexão sobre a relação existente entre os sinais de pontuação, marcadores prosódicos e proficiência na leitura e compreensão de textos. Esta pesquisa está ancorada nos estudos sobre prosódia propostos pelos seguintes autores: Cagliari (1995, 2002, 2007); Pacheco (2006, 2007) e Stein (2003). As orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) subsidiaram a elaboração de uma Proposta de Intervenção Pedagógica, a qual foi desenvolvida em três etapas (1ª etapa - Diagnóstico; 2ª etapa - Intervenção Pedagógica; e 3ª etapa - Atividade Avaliativa Final). A presente pesquisa foi autorizada pelo Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) nº. 1.575.981 e aplicada com alunos matriculados no sexto e nono ano Ensino Fundamental, em uma escola pública no estado da Bahia – Brasil. Os resultados obtidos evidenciaram o que era expectável: um ensino sobre pontuação, orientado por questões de ordem prosódica, resulta na aquisição proficiente da leitura e propicia uma melhora significativa na compreensão leitora por parte dos educandos. Esses resultados relevam a aplicabilidade desta pesquisa e a sua relevância para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
ALVES, D. L. R. Leitura e escrita: o papel dos marcadores prosódicos na compreensão. Dissertação (mestrado), 150f. – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, Vitória da Conquista, 2016.
ALVES, L. M. A prosódia na leitura da criança disléxica. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2007.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília. 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília. 2016.
CAGLIARI, L. C. Marcadores prosódicos na escrita. In: SEMINÁRIO DO GRUPO DEESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 18, 1989, Lorena. Anais... Lorena: Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo, 1989. p.195-203.
CAGLIARI, L. C. Marcadores prosódicos da escrita em obras literárias. Actas do XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL., 18. 2002, p. 223-232.
PACHECO, V. O Efeito dos Estímulos Auditivo e Visual na Percepção dos Marcadores Prosódicos Lexicais e Gráficos Usados na Escrita do Português Brasileiro. Campinas, Unicamp, 2006. 349p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
PACHECO, V. Leitura e prosódia: o caso dos sinais de pontuação. In: FONSECASILVA, M.C.; PACHECO, V.; LESSA-DE-OLIVEIRA, A.S.C. (Orgs) Em torno da Língua(gem): questões e análises. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007, p. 41-70.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6 ed., Porto Alegre: Artmed. 1998.
STEIN, C. C.. Para uma teoria da recepção: Interferências pragmáticas e prosódicas na leitura. Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.