Leitura: o papel dos marcadores prosódicos na compreensão

Autores

  • Doralice Leite Ribeiro Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Marian dos Santos Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Lucrécia de Aquino Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Lucas Viana Alencar Alencar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-14

Palavras-chave:

Intervenção pedagógica, Leitura, Prosódia

Resumo

Tendo em vista o baixo desempenho de estudantes brasileiros no que tange à competência leitora e que alunos estão concluindo o Ensino Fundamental com baixa proficiência em leitura e compreensão de textos, objetivamos verificar se um ensino sobre pontuação, orientado por questões de ordem prosódica, poderia resultar na aquisição proficiente da leitura; desenvolver uma metodologia de intervenção baseada em princípios prosódicos a fim de ajudar os alunos a adquirirem proficiência em compreensão leitorae propor uma reflexão sobre a relação existente entre os sinais de pontuação, marcadores prosódicos e proficiência na leitura e compreensão de textos. Esta pesquisa está ancorada nos estudos sobre prosódia propostos pelos seguintes autores: Cagliari (1995, 2002, 2007); Pacheco (2006, 2007) e Stein (2003). As orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) subsidiaram a elaboração de uma Proposta de Intervenção Pedagógica, a qual foi desenvolvida em três etapas (1ª etapa - Diagnóstico; 2ª etapa - Intervenção Pedagógica; e 3ª etapa - Atividade Avaliativa Final). A presente pesquisa foi autorizada pelo Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) nº. 1.575.981 e aplicada com alunos matriculados no sexto e nono ano Ensino Fundamental, em uma escola pública no estado da Bahia – Brasil. Os resultados obtidos evidenciaram o que era expectável: um ensino sobre pontuação, orientado por questões de ordem prosódica, resulta na aquisição proficiente da leitura e propicia uma melhora significativa na compreensão leitora por parte dos educandos. Esses resultados relevam a aplicabilidade desta pesquisa e a sua relevância para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Doralice Leite Ribeiro Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doralice Leite Ribeiro Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Marian dos Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Marian dos Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Lucrécia de Aquino Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Lucrécia de Aquino Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Lucas Viana Alencar Alencar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Lucas Viana Alencar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Referências

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Alves, D. L. R. ., Oliveira, M. dos S. ., Pacheco, V. ., Santos, L. de A. ., & Alencar, L. V. A. (2022). Leitura: o papel dos marcadores prosódicos na compreensão. Língu@ Nostr@, 76 - 99. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-14