Competências preditoras da alfabetização: foco na consciência fonológica

Autores

  • Cristiane Vieira Costa Abreu Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ducirlândia Ferraz de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-16

Palavras-chave:

Preditores de aprendizagem, Educação infantil, Alfabetização, Consciência fonológica

Resumo

Este ensaio é resultado de um minicurso apresentado na 8ª Jornada Internacional de Alfabetização, 10ª Jornada Nacional de Alfabetização e 18ª Jornada de Alfabetização, realizadas no período de 08/09/2022 a 10/09/2022, na modalidade on-line, cujo tema em questão foi “Por Maior Equidade na Formação Inicial”. Sabendo que há conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento inicial da leitura e da escrita, entre as quais e sobretudo, a consciência fonológica, o texto versa sobre uma breve revisão bibliográfica dos principais preditores de aprendizagem, fundamentados na BNCC e na PNA.

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Biografia do Autor

Cristiane Vieira Costa Abreu, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cristiane Vieira Costa Abreu, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Ducirlândia Ferraz de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ducirlândia Ferraz de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Abreu, C. V. C. ., de Souza, D. F. ., & Guaresi, R. . (2022). Competências preditoras da alfabetização: foco na consciência fonológica. Língu@ Nostr@, 122 - 131. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-16