Dificuldades acentuadas de aprendizado: rastreio e possibilidades de intervenção.

Autores

  • Lucimauro Palles da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-17

Palavras-chave:

Rastreio, Dificuldades de Aprendizado, Leitura e Escrita

Resumo

O presente ensaio pretende apresentar ferramentas de rastreio e identificação de dificuldades mais acentuadas na
aquisição da leitura e da escrita, tendo como escopo teórico a psicolinguística, teoria dos sistemas adaptativos
complexos e a neuropsicologia cognitiva. Essas ferramentas foram apresentas num minicurso na 8ª Jornada
Internacional de Alfabetização, organizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na modalidade
virtual em setembro/2022. Os resultados sinalizam que quando são utilizadas ferramentas de rastreio de dificuldades
na aquisição da lingua nas modalidades de leitura e escrita, tem-se mais chances de intervir, especialmente com o
uso de recursos da neuroplasticidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimauro Palles da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Lucimauro Palles da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Referências

COSENZA RM, Guerra LB. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed;

MALLOY-DINIZ LF, Fuentes D, Mattos P, Abreu N. Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed;

p.

ORÇO, C. L.; IOP, E.; GAI, N. A. Diferenças individuais no processo de aprendizagem em sala de aula.

Xanxerê – SC: Unoesc & Ciência – ACHS, v. 9, n. 2, p. 133-138, 2018.

SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de e ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na

formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online].

, vol.34, n.105 [citado 2022-11-06], pp. 320-331. Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.

VIANA, F. J. S.; SANTOS, P. F. Fatores que Ocasionam as Dificuldades de Aprendizagem das crianças.

Id On Line Rev. Psic. v. 15, n.57, p. 779-787, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Silva, L. P. da ., & Guaresi, R. . (2022). Dificuldades acentuadas de aprendizado: rastreio e possibilidades de intervenção. Língu@ Nostr@, 132 - 141. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-17