Dificuldades acentuadas de aprendizado: rastreio e possibilidades de intervenção.
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-17Palavras-chave:
Rastreio, Dificuldades de Aprendizado, Leitura e EscritaResumo
O presente ensaio pretende apresentar ferramentas de rastreio e identificação de dificuldades mais acentuadas na
aquisição da leitura e da escrita, tendo como escopo teórico a psicolinguística, teoria dos sistemas adaptativos
complexos e a neuropsicologia cognitiva. Essas ferramentas foram apresentas num minicurso na 8ª Jornada
Internacional de Alfabetização, organizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na modalidade
virtual em setembro/2022. Os resultados sinalizam que quando são utilizadas ferramentas de rastreio de dificuldades
na aquisição da lingua nas modalidades de leitura e escrita, tem-se mais chances de intervir, especialmente com o
uso de recursos da neuroplasticidade.
Downloads
Referências
COSENZA RM, Guerra LB. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed;
MALLOY-DINIZ LF, Fuentes D, Mattos P, Abreu N. Avaliação neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed;
p.
ORÇO, C. L.; IOP, E.; GAI, N. A. Diferenças individuais no processo de aprendizagem em sala de aula.
Xanxerê – SC: Unoesc & Ciência – ACHS, v. 9, n. 2, p. 133-138, 2018.
SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de e ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. A neurociência na
formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online].
, vol.34, n.105 [citado 2022-11-06], pp. 320-331. Disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.
VIANA, F. J. S.; SANTOS, P. F. Fatores que Ocasionam as Dificuldades de Aprendizagem das crianças.
Id On Line Rev. Psic. v. 15, n.57, p. 779-787, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.