Diásporas narrativas: Uma análise do hibridismo midiático na construção da leitura performática em Grada Kilomba.

Autores

  • Ivan Gomes de Oliveira Instituto de Letras-Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.8.1-3

Palavras-chave:

linguística aplicada, arte performance, letramentos, racismo

Resumo

A nossa temporalidade nos chama a atenção para novos formatos de colonialismo ou de materialização de práticas de racismo que se reverberam tanto no cotidiano das relações sociais quanto nos ambientes virtuais, seja por meio dos vocábulos e neologismos da linguagem natural, seja por meio da explicitação mais afrontosa de falas e discursos preconceituosos, às vezes afiançados por autoridades institucionais, policiais e até políticas. Visto que o problema está posto, como a linguística aplicada e a arte contemporânea, juntas, podem contribuir para combater esse problema e propiciar uma educação antirracismo? Tentando encontrar possibilidades de respostas, o artigo em mãos parte dos estudos, reflexões e contribuições sobre os novos e multiletramentos para analisar como diferentes linguagens se articulam para a elaboração do gênero artístico performance, uma vez que outros formatos artísticos veiculam mensagens, mas não propiciam tamanho diálogo com a centralidade do corpo, em geral, o início e o fim dos discursos racistas. Nessa direção, tomamos como corpus a performance Narciso e Eco, de Grada Kilomba, buscando identificar nela as principais características do gênero, propondo investigar a forma como a performance articula diferentes mídias e linguagens para, intertextualmente, construir uma narrativa pós-colonial e decolonial explicativa da sutil materialização do racismo. Para isso, as reflexões aqui presentes consideram uma contextualização atual denunciadora de episódios de racismo no plano global; discutem a penetração das linguagens digitais neste gênero artístico; põem em destaque, sob a óptica dos multiletramentos, quais são as demandas para a leitura deste gênero artístico híbrido. Seguindo este percurso, o artigo demonstra quão imbricada está a linguagem digital, alvo dos multiletramentos, com a arte performance, apontando para a necessidade de responder, no plano educacional, a essas demandas.

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

de Oliveira, I. G. . (2021). Diásporas narrativas: Uma análise do hibridismo midiático na construção da leitura performática em Grada Kilomba. Língu@ Nostr@, 9(1), 16 - 37. https://doi.org/10.29327/232521.8.1-3