v. 9 n. 1 (2021): Dossiê temático sobre Racismo e ensino de línguas

					Visualizar v. 9 n. 1 (2021): Dossiê temático sobre Racismo e ensino de línguas
Esta edição conta com um dossiê temático sobre Racismo e ensino de línguas, composto por 09 artigos de pesquisadores de diferentes instituições que se debruçaram sobre essa temática tão importante para o estudo das linguagens e é uma homenagem à profa. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Abre o dossiê um belo prefácio do professor Gabriel Nascimento, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Publicado: 2021-11-20

Editorial

  • Editorial

    Os Editores
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-1

Artigos - Dossiê

  • Racismo linguístico é sobre palavras? Um prefácio

    Gabriel Nascimento
    3 - 15
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-2
  • Diásporas narrativas: Uma análise do hibridismo midiático na construção da leitura performática em Grada Kilomba.

    Ivan Gomes de Oliveira
    16 - 37
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-3
  • Narrativas do cerrado: As vozes das matas para uma educação linguística antirracista

    Tânia Rezende
    38 - 58
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-4
  • Ruptura com os racismos linguístico e epistêmico na escola

    Marcelo Nascimento Dias, Richard Santos
    59 - 90
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-5
  • #Blacklivesmatter and others hashtivisms: Language and its role on virtual protests

    Evellin Bianca Souza de Oliveira, MariaD’ajuda Alomba Ribeiro
    91 - 107
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-6
  • Colonialidade no ensino de língua espanhola: Há caminhos para um ensino de Língua Espanhola decolonial?

    Ana Caroline da Silva Santos, Lidyane Maria Ferreira de Souza, Alexandre de Oliveira Fernandes
    108 - 129
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-7
  • Epistemologias do letramento racial crítico no contexto brasileiro: Identidades de professoras de línguas estrangeiras e interseccionalidades com raça, gênero e classe social

    Aparecida de Jesus Ferreira
    130 - 156
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-8
  • Por uma linguística aplicada antirracista, descolonial e militante: Racismo e branquitude e seus efeitos sociais

    Marco Antonio Lima do Bonfim
    157 - 178
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-9
  • Meus(minhas) filhos(as) jamais serão pretos (as) de iaiá e nem de ioiô: Uma breve viagem através da maternidade das mães-pretas quilombolas que me confiaram suas meninas e meninos

    Kelly Santos
    179 - 195
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-10
  • Colonização da América Latina: Construção da alteridade, Mito da Europa e a branquitude

    Bárbara N. Honorato de Sousa
    196 - 213
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.1-11