Colonialidade no ensino de língua espanhola: Há caminhos para um ensino de Língua Espanhola decolonial?

Autores

  • Ana Caroline da Silva Santos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Lidyane Maria Ferreira de Souza Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Alexandre de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Sul da Bahia/Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.8.1-7

Palavras-chave:

Ensino de Língua Espanhola, Ensino decolonial, Racismo linguístico

Resumo

A partir de uma análise decolonial compartilharemos neste artigo algumas reflexões acerca da potência da língua/linguagem na colonialidade do ser na seguinte ordem: (i) a instauração da língua espanhola na América Latina como instrumento colonial de poder e suas implicações na construção das subjetividades; (ii) a influência do preconceito e do racismo linguístico na hierarquização linguística e na escolha das variantes do idioma Espanhol nas instituições de ensino brasileiras; (iii) uma breve discussão de perspectivas que permitam pensar o ensino decolonial de Língua Espanhola.

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Biografia do Autor

Lidyane Maria Ferreira de Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia

Lidyane Maria Ferreira de Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia
Professora adjunta no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, do Centro de Formação em Humanidades e Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnicas - PPGER, da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. Membro da Comissão de Políticas Afirmativas da UFSB e do grupo de pesquisa Pluralismos Jurídicos e Usos Emancipatórios do Direito.

Alexandre de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Sul da Bahia/Instituto Federal da Bahia

Alexandre de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Sul da Bahia/Instituto Federal da Bahia
Trata-se de Alexandre de Oliveira Fernandes; Doutor em Ciências da Literatura (UFRJ); Professor de Língua Portuguesa e Literatura do IFBA/Porto Seguro; Coordenador do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidades – GELPOC; Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade PPGREC/UESB/Jequié; Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnicas - PPGER, da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB.

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Publicado

2021-11-20

Como Citar

Santos, A. C. da S. ., de Souza, L. M. F. ., & Fernandes, A. de O. . (2021). Colonialidade no ensino de língua espanhola: Há caminhos para um ensino de Língua Espanhola decolonial?. Língu@ Nostr@, 9(1), 108 - 129. https://doi.org/10.29327/232521.8.1-7