Colonialidade no ensino de língua espanhola: Há caminhos para um ensino de Língua Espanhola decolonial?
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.8.1-7Keywords:
Ensino de Língua Espanhola, Ensino decolonial, Racismo linguísticoAbstract
A partir de uma análise decolonial compartilharemos neste artigo algumas reflexões acerca da potência da língua/linguagem na colonialidade do ser na seguinte ordem: (i) a instauração da língua espanhola na América Latina como instrumento colonial de poder e suas implicações na construção das subjetividades; (ii) a influência do preconceito e do racismo linguístico na hierarquização linguística e na escolha das variantes do idioma Espanhol nas instituições de ensino brasileiras; (iii) uma breve discussão de perspectivas que permitam pensar o ensino decolonial de Língua Espanhola.
Downloads
References
ANZALDUA, Glória. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, nº 39, 2009, p. 297 a 309.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 48ª e 49ª edição: junho de 2007.
BHABHA, Homi K. A questão do “outro”. Diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. Em: HOLLANDA, H. B. de (Org.). Pós- modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.
CÉSAIRE, Aime. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1ª edição, 1978.
hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
hooks, Bell. O amor como a prática da liberdade. In: Outlaw Culture. Resisting Representations. Nova Iorque: Routledge, 2006, p. 243–250.
MACHADO, Adilbênia Freire. Filosofia Africana desde saberes Ancestrais Femininos: Bordando perspectivas de descolonização do Ser-Tão que há em nós. Revista da ABPN • v. 12, n. 31 • jan – fev 2020, p. 27 a 47.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. GROSFOGUEL, Ramón (et. al). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, 3ª edição.
NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: Os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
NEBRIJA, E. A. ([1492] 2010) Gramática de la lengua castellana. Em: Galindo Romeo y L. Ortiz Muñoz (Eds.). Madrid: Edición de la Junta del Centenario.
OLIVEIRA, Kiusam Regina de. Pedagogia da Ancestralidade. “Do 13 ao 20 (Re) Existência do Povo Negro. Revista do SESC. Julho e Agosto de 2019.p. 15-19.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. 1ª ed., Rio de Janeiro, Mórula, 2019.
SIMAS, Luiz Antônio. RUFINO, Luiz. Flecha no tempo. 1ª ed., Rio de Janeiro, Mórula, 2019.
VERONELLI, Gabriela A. Sobre la colonialidad del lenguaje. Universitas Humanística nº.81 enero-junio de 2016 p. 33 a 58.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Em: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p. 117 a 142.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.