A atuação docente e a reescrita de textos escolares

Autores

  • Carlos Eduardo Navarro Aquino Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rogério Soares de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.2.2-2

Palavras-chave:

Produção escrita, Reescrita, Mediação docente, Pesquisa-ação

Resumo

A produção de texto é uma atividade essencial para as pessoas. Numa perspectiva do ensino da escrita com foco no processo, o seu aprendizado se realiza em etapas. Tomando essa concepção de escrita como referência, este artigo sistematiza parte dos resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de compreender como os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da escola pública, concebem e medeiam a reescrita na sala de aula. O marco teórico do trabalho se constrói a partir dos planeamentos do Interacionismo Sociodiscursivo, no que tange ao Interacionismo Social de Vygotsky, e na Enunciação Dialógica de Bakhtin, além de estudos que nortearam nossas reflexões sobre a didatização e a avaliação do texto escrito na escola. O delineamento metodológico se fez a partir da pesquisa-ação, na perspectiva da denominada investigação-para-a-ação, e teve como instrumentos de coleta de dados: a entrevista de grupo focal e a observação sistemática. Os resultados a que chegamos mostraram que: 1) as participantes da pesquisa concebem a reescrita como uma etapa importante para o ensino, mas não a vinculam no contexto maior do ensino do escrever como um processo e numa perspectiva de prática social; 2) a mediação para a fase de reescrita é feita através da leitura dos textos discentes, assistência individual com as dificuldades encontradas e avaliação final; 3) O estabelecimento de critérios objetivos para as correções dos manuscritos e o feedback fornecido aos alunos foram itens que precisam conferir maior aproximação na relação dialógica entre aluno-autor e professor-leitor-avaliador.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Aquino, C. E. N. ., & de Oliveira, R. S. . (2023). A atuação docente e a reescrita de textos escolares. Língu@ Nostr@, 8(2), 21 - 42. https://doi.org/10.29327/232521.2.2-2