O PIBID e suas contribuições para o despertar do senso crítico, ativo e responsivo: a utilização da linguagem como prática social

Autores

  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Janaína Raquel Vogel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize de Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rafaela Oppermann Miranda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vanessa Scheunemann Antunes Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.2.2-7

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino, Linguagem, Interação, PIBID

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir acerca da iniciação à docência de professores em formação inicial em Letras, proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em escola pública de Educação Básica. Desse modo, o grupo atuante no subprojeto Língua Portuguesa partiu da concepção interacionista de linguagem, reconhecida por Antunes (2003) e por Geraldi (1984), e utilizou a metodologia de produção textual constituída de três estágios: planejamento, escrita e reescrita. Em vista disso, com o intuito de articular noções teórico-metodológicas a respeito do ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma sequência de atividades direcionada a estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, séries finais, de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Por meio das atividades realizadas durante a sequência, foi possível observar o despertar e o desenvolvimento do senso crítico, ativo e responsivo dos sujeitos envolvidos, os quais, por estarem inseridos em um contexto sócio-histórico, fazem uso da linguagem para participar de práticas sociais. Nessa perspectiva, a partir do trabalho com o texto dissertativo-argumentativo, o qual focalizou a leitura, a interpretação, a análise linguística, a produção e a reescrita, percebeu-se o (re)conhecimento do gênero textual por meio da solidificação de habilidades discursivas, como construção de tese e de argumentos, bem como dos fatores de textualidade. Além disso, a experiência de estar inserido em ambiente escolar, enquanto graduandos de licenciatura, propiciou a constituição docente, seja pelo reconhecimento do objeto de ensino, o qual se vinculou à perspectiva de trabalho, seja pela relação professor e estudante, a qual se deu durante o processo de ensino e de aprendizagem, evidenciando a relevância do PIBID para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Raquel Vogel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Janaína Raquel Vogel, Universidade Federal da Fronteira Sul,

Acadêmica do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID)

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Letras. Professora de Língua Portuguesa e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Rafaela Oppermann Miranda, Universidade Federal da Fronteira Sul

Rafaela Oppermann Miranda, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID)

Vanessa Scheunemann Antunes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Vanessa Scheunemann Antunes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID).

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra poética, Volumes 4-6. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUNZEN JR., C. dos S. A fabricação da disciplina escolar português. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.11, n.34, p.885-911, set./dez. 2011.

FUZER, C.; WEBER, T. Um Passo de Cada Vez. A (Re)Escrita em Resposta a Feedbacks no Processo Ensinoaprendizagem de Produção Textual. Cadernos de Linguagem e Sociedade. Brasília, v. 13, n. 2, p. 36-60, jun./dez. 2012.

GERALDI, J. W. (Org). O texto na sala de aula: Leitura & Produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

POSSENTI, S. Sobre o ensino de português na escola. In: GERALDI, J. W. (Org). O texto na sala de aula: Leitura & Produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 47-56.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. 2. ed., São Paulo: Loyola, 2004. p.155-177.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Gonçalves, A. C. T. ., Vogel, J. R. ., Batista, J. de F. ., Miranda, R. O. ., & Antunes, V. S. . (2023). O PIBID e suas contribuições para o despertar do senso crítico, ativo e responsivo: a utilização da linguagem como prática social. Língu@ Nostr@, 8(2), 123 - 138. https://doi.org/10.29327/232521.2.2-7