Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa nos cursos de Letras: implicações na educação básica

Autores

  • Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.2.2-10

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Letramento Literário, Produção de texto

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a formação do Professor de Língua Portuguesa nas Universidades e como determinadas concepções de ensino já obsoletas acabam por inpactar negativamente nas práticas docentes no ensino de leitura, literatura e produção textual no ensino básico. Um dos problemas levantados nesse artigo é: por que os professores do ensino básico ainda insistem em práticas pedagógicas arcaicas e que não contribuem na formação de leitores, produtores de textos críticos e reflexivos? A (de)formação em sua trajetória universitária é fruto de currículos defasados? Assim, dentre os diversos objetivos a que este artigo se propõe refletir destacam-se: repensar a formação do licenciado de letras; Avaliar a adequação dos currículos desses futuros professores; manter um divorcio entre teoria e prática educativa reverbera na manutenção de práticas pedagógicas que não contribuem para a formação adequada dos estudantes no ensino básico? Para construir este artigo utilizamos como metodologia uma revisão não exaustiva da bibliografia existente acerca dessa temática. Os resultados a que chegamos é que faltam adequações curriculares nos cursos de letras e formação continuada dos professores para que efetivem práticas de leitura, letramento literário e produção textual adequadas às novas realidades da escola contemporânea. Fundamentam essa reflexão os estudos de Antunes (2003), Cosson (2006, 2014), Kleiman (2004), Yunes (2002), Lajolo (2000) Soares (2003) dentre outros.

 

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

de Vasconcelos , F. F. P. . (2023). Reflexões sobre o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa nos cursos de Letras: implicações na educação básica. Língu@ Nostr@, 8(2), 178 - 193. https://doi.org/10.29327/232521.2.2-10