A mídia somos nós: Uma proposta didática de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.2.2-11Palavras-chave:
Gêneros do discurso, Produção midiática, Projetos de trabalho, Tecnologias digitais de informação e comunicaçãoResumo
As tecnologias digitais da informação e da comunicação estão inseridas em muitas práticas sociais, sempre permeadas pela linguagem, e têm contribuído sobremaneira para a realização de diferentes atividades escolares. Desse modo, torna-se imprescindível promover uma reflexão acerca dessas práticas de linguagem, no que se refere ao processo de aprendizagem escolar. Nesse contexto, objetiva-se, neste artigo, apresentar uma proposta didática para o ensino da língua portuguesa, inserida na esfera jornalístico-midiática em diálogo com a produção e comunicação da informação e com o uso das tecnologias digitais na sala de aula de forma crítica. Trata-se do projeto A Mídia Somos Nós, a partir do qual estudantes de 9º ano da rede pública estadual de São Paulo participaram de oficinas de produção midiática, articuladas ao estudo dos gêneros reportagem e notícia e realizaram a cobertura jornalística de um evento oficial sediado na escola. A fundamentação teórica do projeto contempla a perspectiva dos projetos de trabalho, de Hernandez (1998); o trabalho com os gêneros discursivos, de acordo com Bakhtin (2016), e a proposta de produção midiática na perspectiva da Educomunicação. A abordagem metodológica para o estudo dos gêneros organizou-se a partir da análise dialógica do discurso (Brait, 2018), bem como de oficinas de comunicação, considerando as múltiplas linguagens implicadas na esfera jornalístico-midiática. Assim como, orientou-se a partir dos princípios dos projetos de trabalho, quanto à organização e realização das atividades. A experiência voltou-se a uma situação real de comunicação e, com isso, possibilitou a aprendizagem de diferentes linguagens associadas à esfera jornalístico-midiática, e por conseguinte, a ressignificação das práticas pedagógicas frente ao uso das tecnologias digitais.
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Referências
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