Infográfico como gênero multimodal motivador: Proposta de ensino de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.2.2-12Palavras-chave:
Prática de letramento, Leitura e escrita, InfográficoResumo
Este texto apresenta o resultado de um estudo sobre os desafios do ensino de leitura e produção de textos na disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental. Trata de uma pesquisa desenvolvida no PROFLETRAS (Programa de pós-graduação em Letras/Dourados /MS) com a finalidade de conhecer o gênero multimodal infográfico como estratégia de leitura e produção de textos de opinião. Na intervenção utilizamos o uso das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação e as práticas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, dado o desinteresse dos alunos pela leitura de textos lineares e monomodais. Desse modo, as atividades realizadas tiveram como base o uso de um ambiente virtual, desde as pesquisas, as leituras dos infográficos e as produções dos textos de opinião. A metodologia do estudo foi a da pesquisa-ação, com o envolvimento dos alunos nas atividades relacionadas aos gêneros multimodais, especificamente, ao gênero infográfico. Este gênero textual teve o propósito de subsidiar os alunos na produção de artigos de opinião respeitando o grau de dificuldade em relação ao oitavo ano do Ensino Fundamental e a elaboração de uma revista online, como produto. Teóricos como Rojo (2016), Kress e Van Leeuwen (2001,2006), e Ribeiro (2016), entre outros subsidiaram os estudos. O desenvolvimento desta intervenção multimodal e a realização das atividades propostas trouxeram para escola um método de ensino diferente do usual e alunos conectados com as inovações e o uso das novas tecnologias. Essa proposta evidenciou nos alunos o conhecimento do gênero multimodal infográfico e proporcionou competências para o processo de leitura e escrita como sujeito leitor e formador de opinião, tornando-se indivíduos críticos na sociedade.
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