A tecnologia da informação e comunicação como interface pedagógica no ensino de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13140Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Tecnologia, LinguagemResumo
O presente artigo propõe uma intervenção pedagógica que busca contribuir com a aprendizagem de leitura e escrita a partir dos estudos de linguagem dos/as alunos/as; estritamente de zona urbana, que estão cursando o 6° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental na rede pública. Sendo assim, levantamos o seguinte questionamento: De que forma o uso das TIC poderiam contribuir para uma aprendizagem significativa de linguagem a partir das mídias digitais? A metodologia utilizada partiu do levantamento bibliográfico culminando com uma proposta de intervenção pedagógica,a partir de atividades desenvolvidas com o apoio das mídias digitais através das redes sociais whatsapp, facebook e youtube Temos nas mídias digitais uma mola propulsora para que se venha atingir a tão sonhada educação atrativa, que encante os/as alunos/as na busca do seu conhecimento integral. Todavia, se estamos em um período extremamente tecnológico, onde o avanço das ciências é motivado pela tecnologia que toma o mundo, uma chamada “aldeia global”, ainda nos defrontamos com professores com imensa dificuldade de interagir as mídias digitais em suas práticas de ensino; por razões que vão do desconhecimento digital, até as reais dificuldades motivadas pelas condições precárias das escolas públicas e as desigualdades sociais do nosso país. Sendo assim, foram elaboradas algumas atividades com o conteúdo de linguagem para serem aplicadas em época de distanciamento social. É importante salientar que a proposta está suscetível a muitas dificuldades para sua aplicação, pois sabemos da discrepância de condições sociais da clientela da rede pública, por isso, dificuldades como a de acesso a internet e a de insumos de qualidade das tecnologias podem ocorrer, além da falta de adequação dos conteúdos ensinados com a realidade da turma. Outro fator preponderante que pode influenciar de maneira definitiva para o insucesso dessa proposta é a falta de formação e disponibilidade dos/as educadores/as.
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