v. 8 n. 1 (2020): O ensino de Língua Portuguesa em tempos de mídias digitais

					Visualizar v. 8 n. 1 (2020): O ensino de Língua Portuguesa em tempos de mídias digitais
Ao que parece, ainda é um desafio para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil aproximar os objetos de ensino da educação formal às experiências cotidianas. É fato que as famílias brasileiras nestes tempos relacionam-se, consomem e produzem informações por meio do que se tem chamado de universo digital. Para esta seção temática aceitam-se estudos científicos que relacionam ensino de Língua Portuguesa como língua materna e gêneros digitais, mídias digitais, tecnologias – e outras palavras-chave afins – tanto para ensino, quanto para predição e/ou intervenção em caso de atraso de aprendizado da leitura e da escrita.
Publicado: 2020-11-08

Apresentação

  • Apresentação

    Lucimauro Palles da Silva da Silva, Ronei Guaresi
    3 - 10
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13139

Artigos - Dossiê

  • A tecnologia da informação e comunicação como interface pedagógica no ensino de linguagem

    Márcia Lima Xavier, Silvia Regina Marques Jardim
    11 - 29
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13140
  • Aulas de português e o Instagram: integrando a informalidade ao enisno tradicional

    Adriane Leão de Sousa, Giovana Carvalho Alencar
    30 - 47
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13141
  • Perspectivas do letramento digital na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Médio

    Susana dos Santos Nogueira, Eliane Marquez da Fonseca Fernandes
    48 - 71
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13142
  • O uso do celular em sala de aula: uma perspectiva de letramento digital

    Adson Cássio Cardoso Olivindo, Rayane Erika Galeno Oliveira, Marciele Gomes Rodrigues, Ana Cláudia Pinto dos Santos, Paulo Sérgio de Araujo Sousa, Thalita Brenda dos Santos Vieira, Letícia de Andrade Ferreira, Francisca Maria Pinto dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13143
  • Tecnologias digitais na práxis pedagógica: contribuições da formação continuada do Programa PROINFO/MEC

    Roseane Araújo dos Santos, Nádson Araújo dos Santos
    89 - 105
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13144
  • Ferramentas de mediação do blog educacional na escrita colaborativa de artigo de opinião

    Nazioêno Antônio Lacerda, Jaqueline Silva Santos
    106 - 125
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13146
  • Poesia na tela: um estudo de caso de um autista

    Daniela Coelho Nascimento
    126 - 137
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13147
  • Ensino de línguas: desafios e possibilidades em tempos de tecnologias da informação e comunicação

    Fádia Cristina Monteiro de Oliveira Silva, Patrícia Rabelo de Oliveira
    138 - 159
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13148
  • Leitura e análise crítica de memes em aulas de Língua Portuguesa sob mediação decolonial

    Caroline Alves, Hélvio Frank de Oliveira, Stephany Pikhardt Martins
    160 - 180
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13150
  • Domînio de textos multimodais na era tecnológica para formação de sujeitos críticos

    Elma dos Santos Lopes
    181 - 197
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13151
  • A contribuição das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sobre o uso do celular

    Francisca Maria Pinto dos Santos, Ana Cláudia Pinto dos Santos, Thalita Brenda dos Santos Vieira, Maria Luzinete Pinto dos Santos, Rayane Erika Galeno Oliveira, Marciele Gomes Rodrigues, Adson Cássio Cardoso Olivindo, Régis Vieira de Brito
    198 - 213
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13152
  • A influência da tecnologiana educação de jovens e adultos: uma abordagem desde a alfabetização a uma proposta de atividade de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II

    Anaceli Aparecida Fonseca Santos, Emerson dos Santos Lima, Rozevania Valadares de Meneses César
    214 - 234
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13153
  • Como desenvolver um app para o ensino-aprendizagem de fonética e fonologia - DRISB 1.0

    Crysna Bonnjardim da Silva Carmo, Juniclei Santos Silva
    235 - 258
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13154
  • O uso do celular como recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa (LP)

    Silas Lacerda dos Santos
    259 - 276
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13155
  • O roleplaying game (RPG) como ferramenta dialógica para a promoção dos letramentos digital e literário

    Marina Alvarenga Botelho, Fábio Luiz de Castro Dias, Caio Gutemberg da Silva Petronilho
    277 - 294
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13156
  • As mídias digitais na prática docente do professor de Língua Portuguesa

    Gabrielle Costa Pereira
    295 - 310
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13157
  • O papel dos recursos tecnológicos na prática escolar de ensino de Língua Portuguesa

    Guilherme Arruda do Egito, Edmilson Luiz Rafael
    311 - 329
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13158
  • A palavra é retextualizar: uma proposta de sequência didática com os gêneros entrevista e reportagem no ensino da língua portuguesa

    Elaine Gonçalo Bento, Daiene Aparecida Campidele
    330 - 348
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13160
  • Análise linguística no Ensino Médio: ensino dialógico da Lingua Portuguesa

    Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Sinval Martins de Sousa Filho, Maria de Fátima Furtado Baú
    349 - 373
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13161
  • Intervenção psicomotora em alunos com atraso na aquisição da leitura e da escrita

    Zenilda Santos, Rebeca Aragão, Lucimauro Palles
    374 - 383
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13162
  • Língua portuguesa e multiletramentos, perspectivas da Base Nacional Comum Curricular-EM

    Shirley Adriana de Sousa Silva
    384 - 404
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13163
  • O processo de alfabetização: as relações entre políticas e práticas do/no município de Vitória da Conquista/BA (2002-2012)

    Claudionor Alves da Silva
    405 - 419
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13164

Resenhas

  • Lexologia e semântica lexical: noções fundamentais

    Renan do Socorro dos Santos Borges
    420-426
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13165