Ferramentas de mediação do blog educacional na escrita colaborativa de artigo de opinião

Autores

  • Nazioêno Antônio Lacerda Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Jaqueline Silva Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13146

Palavras-chave:

Ferramentas de mediação, blog educacional, escrita colaborativa

Resumo

Os recursos tecnológicos atualmente fazem parte da vida das pessoas e podem constituir-se em ferramentas de interação para o ensino da escrita no contexto escolar. O objetivo desta pesquisa é analisar o uso das ferramentas de mediação do blog educacional na escrita colaborativa de artigos de opinião. A pesquisa se justifica porque o potencial mediador das ferramentas digitais ainda é pouco explorado na leitura, produção e reescrita de textos de forma colaborativa.  O estudo enquadra-se no campo das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e fundamenta-se em autores como Barroso e Coutinho (2009), Carvalho et al. (2006), Costa (2014), Franco (2005) e Pinheiro (2011), dentre outros. Adota-se uma abordagem de natureza qualitativa, complementada pela abordagem quantitativa para mensurar os dados, seguindo-se o método da pesquisa-ação, no âmbito da Linguística Aplicada. O objeto de pesquisa são as ferramentas de mediação disponibilizadas pelo blog educacional em atividades de escrita colaborativa por alunos do 3º ano do ensino médio de uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino, sediada em Teresina, Piauí, na produção de artigos de opinião sobre a temática: a cultura da estética no Brasil, no blog ‘Mentes que opinam’. Os resultados mostram que as ferramentas de mediação do blog mais utilizadas na escrita colaborativa são:  postagem de textos (100%), espaço para comentários (91,3%), arquivo de publicações (82,6%), links hipertextuais (61,9%) e pesquisa de blogs (42,9%). Conclui-se que as ferramentas de mediação do blog denominadas postagem de textos, espaço para comentários e arquivo de publicações são indispensáveis, e links hipertextuais e pesquisa de blogs são complementares na escrita colaborativa, possibilitando a interação dos participantes e o compartilhamento de ideias na produção e reescrita de artigos de opinião no blog educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nazioêno Antônio Lacerda, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Nazioêno Antônio Lacerda, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
<br data-mce-bogus="1">

Jaqueline Silva Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Jaqueline Silva Santos, Universidade Estadual do Piauí
<br data-mce-bogus="1">

Referências

AZZARI, Eliane Fernandes; CUSTÓDIO, Melina Aparecida. Fanfics, google docs...a produção textual colaborativa. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 73-92.

BARROSO, Marta; COUTINHO, Clara. Utilização da ferramenta Google Doc´s no ensino das ciências naturais com alunos do 8º ano de escolaridade. Revista Iberoamericana de Informática Educativa. [S.I.], n. 9, p. 10-21, Enero- Junio, 2009. Artículos.

BLOG Mentes que Opinam. Disponível em: https://produzindohistorias.blogspot.com.br Acesso em: 18 abr. 2019

CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al. Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 7, Braga, Portugal, 2006. Actas... Braga: CIED, 2006. p. 635-652. Disponível em:<http://hdl.handle.net/1822/5915>. Acesso em: 13 nov. 2017.

COSTA, Maria Alcione Gonçalves da. O blog como ferramenta de ensino da escrita: comentários em cena. Revista Diálogos, n.12, set./out. 2014, p. 5-28.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a pratica da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (Orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FRANCO, Maria de Fátima. Blog educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. UFJF, 2005. p. 309-319. Disponível em: www.bie.org/pub/index.php/sbie/article/download/416/402 Acesso em: 18 abr. 2018.

FILIPPO, Denise. Pesquisa-ação em sistemas colaborativos. In: PIMENTEL, Mariano; FUKS, Hugo (Orgs.). Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2011. p. 449-466. [Cap. 26]

KÖCH, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e do expor, 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PINHEIRO, Petrilson Alan. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, v. 9, n. 3, p. 226-239, set./dez. 2011.

PINHEIRO, Najara Ferrari. Para além da escola: o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013. p. 207-231 [Cap. 10] (Estratégias de Ensino).

SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI, Marilda C. Língua, linguagem e mediação tecnológica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 49(2), p. 419-440, jul./dez. 2010.

SILVA, Wagner Rodrigues; GONÇALVES, Adair Vieira. Pesquisas a serem lembradas na linguística aplicada: participante e pesquisa-ação. In: GONÇALVES, Adair Vieira; SILVA, Wagner Rodrigues; GÓIS, Marcos Lúcio de Sousa (Orgs.). Visibilizar a linguística aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 53-80.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Lacerda, N. A. ., & Santos, J. S. . (2020). Ferramentas de mediação do blog educacional na escrita colaborativa de artigo de opinião. Língu@ Nostr@, 8(1), 106 - 125. https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13146