Aulas de português e o Instagram: integrando a informalidade ao enisno tradicional
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13141Palavras-chave:
Educação, Gêneros midiáticos, Língua Portuguesa, InstagramResumo
O atual cenário tecnológico-informacional sugere uma necessária mudança em todas as áreas da sociedade, dentre elas, o âmbito educacional. Diante disso, uma vez que os alunos estão constantemente conectados com as novas tecnologias, as escolas não poderiam eliminar a possibilidade de inovar e modernizar a educação. Nessa perspectiva, o presente artigo procura demonstrar como o ensino tradicional da Língua Portuguesa pode, juntamente com os gêneros midiáticos, corroborar para um ensino-aprendizagem mais significativo e atrativo para o aluno. Para isso, objetiva-se propor a utilização de posts das mídias sociais – em especial, do Instagram – como auxílio para orientação de um dos principais conteúdos curriculares das aulas de português: a gramática normativa. Além disso, tem-se como fins específicos analisar a realidade do ensino de LP no Brasil e descrever a função e a importância dos gêneros midiáticos no âmbito social. Este trabalho configura-se como exploratório, o qual, segundo Gil (2010), visa buscar um maior conhecimento do tema escolhido, proporcionando maior simplificação e assim torná-lo o mais claro possível. Ademais, fez-se uma pesquisa bibliográfica acerca de melhores metodologias para as aulas de Língua Portuguesa, segundo Antunes (2003); a ideia de gêneros midiáticos, conforme Pinheiro (2002); conceitos de gênero, nas visões de: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008) e entre outros. E, como processo metodológico, buscou-se escolher publicações no Instagram que possuíssem desvios em relação à norma culta, a fim de possibilitar a exposição da gramática normativa de uma maneira contextualizada. Dessa forma, observa-se que este trabalho é de grande relevância, pois promove a integração da informalidade das mídias sociais com o tradicionalismo da sala de aula. Na conclusiva, percebe-se que a adoção de novos métodos auxiliares no ensino é basilar para promover um ensino-aprendizagem dinâmico e reflexivo.
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