Intervenção psicomotora em alunos com atraso na aquisição da leitura e da escrita

Autores

  • Zenilda Santos Uninassau - Vitória da Conquista
  • Rebeca Aragão Uninassau - Vitória da Conquista
  • Lucimauro Palles Universidade Estadual do Sudeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13162

Palavras-chave:

Bateria Psicomotora (BPM), Atraso Escolar, Perfil Psicomotor

Resumo

Este artigo apresenta um programa de intervenções com atividades motoras para melhorar o desenvolvimento psicomotor de crianças que apresentam atraso escolar. Seu objetivo foi identificar o perfil psicomotor em alunos com atraso escolar e verificar o efeito de intervenção psicomotora. O estudo foi realizado com 65 alunos na faixa etária entre 9 e 12 anos em uma Escola Pública de Vitória da Conquista, deste quantitativo, foi realizado um recorte dos alunos que estão em atraso escolar. Na coleta de dados foi utilizada a Bateria Psicomotora (BPM) de Fonseca, adequada para atingir os objetivos, baixo custo, fácil aplicação e permite classificar o perfil psicomotor. Como resultados foi possível confirmar que o programa de intervenção é capaz de beneficiar o desempenho psicomotor dos participantes com possibilidades de melhora no desempenho escolar. A evolução no perfil psicomotor sugere que programas de intervenções interdisciplinares aconteçam em idades precoces no sentido de favorecer um aprimoramento no perfil psicomotor e cognitivo das crianças. Outro aspecto relevante é o envolvimento da família nesta estimulação motora em atividades da vida diária da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenilda Santos, Uninassau - Vitória da Conquista

Zenilda Santos, Uninassau - Vitória da Conquista

Discente de Fisioterapia Uninassau – Vitória da Conquista

Rebeca Aragão, Uninassau - Vitória da Conquista

Rebeca Aragão, Uninassau - Vitória da Conquista

Discente de Fisioterapia Uninassau – Vitória da Conquista

Lucimauro Palles, Universidade Estadual do Sudeste da Bahia

Lucimauro Palles, Universidade Estadual do Sudeste da Bahia

Psicólogo, Mestre em Linguística (UESB), Especialista Neuropsicologia, Vitória da Conquista, Bahia

Referências

ABREU, B. F. L. Psicomotricidade. Disponível em <http://www.pieron.com.br/programas/123.htm> acesso em 09/10/2019

ALVES, F. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 5º ed. – Rio de Janeiro: Wak editora. 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Código de Ética do Psicomotricista. Disponível em .

BARELA, J. A. Perspectiva dos Sistemas Dinâmicos: teoria e aplicação no estudo do

desenvolvimento motor. Coletânea de Estudos: Comportamento Motor I. São Paulo: Movimento. 11-28. 1997.

BARRETO, S. J. Psicomotricidade: educação e reeducação. Blumenau: Odorizzi. 1998.

CAMPOS, Ana Carolina de et al. Intervenção psicomotora em crianças de nível socioeconômico baixo. Fisioter. Pesqui., São Paulo, v. 15, n. 2, p. 188-193, 2008. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502008000200013&lng=en&nrm=iso>. access on 08 July 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-29502008000200013.

COZBY, Paul. C. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. 1°ed.- São Paulo: Atlas, 2009.

FERNANDES, R. Gestão do Conhecimento Instituto Unibanco - Linhas de Pesquisa 2009/2010 Instituto Unibanco - Ensino Médio: Como Aumentar a Atratividade e Evitar Evasão. Universidade de São Paulo (USP), 2010. Disponível em bit.ly/estudoIUevasao Acessado em 05 de julho de 2019.

FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. 2º ed. – Rio de Janeiro: Wak editora. 2012.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos seis anos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LIMA, Sarah Amaral, and Kátia Virginia Viana-Cardoso. Intervenção psicomotora no desenvolvimento infantil: uma revisão integrativa. Revista Brasileira em Promoção da Saúde 32, 2019.

ROSSI, Francieli Santos. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Vozes dos Vales, Diamantina p. 1-18, 2012.

ROSA NETO, Francisco, et al. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano 12.6 (2010): 422-427.

SOUZA, Danylla Pereira Sousa, SOUSA, Jaciara Francisca Valdivino de, QUARESMA, Francisco Edvanilson Lima; FERNANDES, Hilana Maria Braga; SOUZA, Wellington da Silva. Análise psicomotora de uma criança através da bateria psicomotora (BPM): a importância no processo de ensino-aprendizagem. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. Anais II CONEDU - (2015). Campina Grande - PB: Editora Realize, 2015. v. 2. V. 1, 2015, ISSN 2358-8829

UNICEF. Panorama da distorção idade-série no Brasil. 2018. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/panoramadistorcaoidadeseriebrasil.pdf, acessado em 05 de julho de 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Santos, Z. ., Aragão, R. ., & Palles, L. . (2020). Intervenção psicomotora em alunos com atraso na aquisição da leitura e da escrita. Língu@ Nostr@, 8(1), 374 - 383. https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13162