A contribuição das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sobre o uso do celular

Autores

  • Francisca Maria Pinto dos Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Ana Cláudia Pinto dos Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Thalita Brenda dos Santos Vieira Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Maria Luzinete Pinto dos Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Rayane Erika Galeno Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Marciele Gomes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Adson Cássio Cardoso Olivindo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Régis Vieira de Brito Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13152

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino, Aparelho celular, Recurso didático

Resumo

Com o crescente avanço das tecnologias, as mídias digitais estão cada vez mais presentes nas escolas, e uma delas é o aparelho celular. Sendo assim. O uso desse dispositivo tecnológico como recurso didático nas instituições de ensino hoje, é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar o uso do aparelho celular na sala de aula, bem como identificar o comportamento de professores e alunos diante da presença dessa ferramenta durante as aulas, observar os possíveis problemas acarretados pelo mau uso do aparelho e ainda apontar estratégias de como essa tecnologia pode contribuir de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos. De maneira que, a presença desse dispositivo durante as aulas traz muitas opiniões divergentes e por isso torna-se uma discussão necessária. Para a execução desse trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde foi analisada uma turma do 2º ano do ensino médio da escola da rede estadual de ensino, Deputado Pinheiro Machado - Cocal-PI. O referido trabalho encontra-se amparado também em pesquisa bibliográfica, com embasamento em autores que tratam dos recursos tecnológicos em sala de aula, tais como: ALMEIDA & RUBIM (2004), CHIOFI (2014), MEDEIROS (2013), RAMOS (2012) e SPAGNOLO (2013). A partir das análises foi possível concluir que o dispositivo celular está no cotidiano de todos os membros da escola em questão, muitos dos alunos usam esse dispositivo para outras atividades que não estão relacionadas com a aula, mas é notório que é usado também para fins didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M.; RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: Experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004. Disponível em: http://eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto04.pdf. Acesso em: 13 dez. 2019.

ANTONINI, M. C.; SCHEID, M. N. J.; NASCIMENTO, L. A. Tecnologia da informação e comunicação na escola sob a ótica de Paulo Freire. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, p. 1448-1454, 2016. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/4767/3900. Acesso em: 13 dez. 2019.

BARBOSA, R. T. L. O uso do celular em sala de aula: pontos e contrapontos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, 2017. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/741. Acesso em: 27 dez. 2019.

CASAGRANDE, G. N. As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169726/TCC_Casagrande.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 dez. 2019.

CHIOFI, L. C.; OLIVEIRA, M. R. F. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. In: III JORNADA DE DIDÁTICA: DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA E II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD. Anais eletrômicos... 2014. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de%20Didatica%20%20Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/O%20USO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS%20COMO%20FERRAMENTA.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019

FEITOZA, M. J. S.; PIMENTEL, F. S. C. O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional. Revista EDaPECI, v.17, n. 3, p. 129-139, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4899. Acesso em: 02 jan. 2020.

FERREIRA, G. M. S.; CASTIGLIONE, R. G. M. TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens. Educ. Pesqui., v. 44, p. 1-22, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-S1678-4634201702153673.pdf. Acesso em: 28 dez. 2019.

GOMES, M. G. S. Celular e estudante: uso do dispositivo móvel dentro da escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, 2018. Disponível em: http://200.17.114.109/handle/riufal/3180. Acesso em: 01 jan. 2020.

GOMES. J. L. P. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino: a lousa digital interativa (LDI) e seu potencial em atividades educacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/155732. Acesso em: 21 dez. 2019.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

MEDEIROS, A. P. A. ARAÚJO, S. K. O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Sala de Aula. In: XX ECONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA. Anais eletrônicos... 2013.

RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: LENPES-PIBID de Ciências Sociais-UEL, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpespibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 22 dez. 2019.

SPAGNOLO, C. Aprendizagem colaborativa na educação escolar: novas perspectivas para o processo de ensinar e aprender. Revista Digital da CVA - Ricesu, v. 8, n. 30, 2013.

SANTOS, W. P. Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) e suas possibilidades de uso no ensino de língua portuguesa. Revista Desempenho, v. 1, n. 28, p. 1-22, 2018. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/download/10146/8987. Acesso em: 20 dez. 2019.

SANTOS, F. M. F.; ALVES, A. L.; PORTO, C. M. Educação e tecnologias: Potencialidades e implicações contemporâneas na aprendizagem. Revista Científica da FASETE, v. 1, p. 44-61, 2018. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2018/17/educacao_e_tecnologias.pdf. Acesso em: 27 dez. 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

dos Santos, F. M. P. ., dos Santos, A. C. P. ., Vieira, T. B. dos S. ., dos Santos, M. L. P. ., Oliveira, R. E. G. ., Rodrigues, M. G. ., Olivindo, A. C. C. ., & de Brito, R. V. . (2020). A contribuição das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sobre o uso do celular. Língu@ Nostr@, 8(1), 198 - 213. https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13152