Análise linguística no Ensino Médio: ensino dialógico da Lingua Portuguesa

Autores

  • Eliane Marquez da Fonseca Fernandes Universidade Federal de Goiás-UFG/GO
  • Sinval Martins de Sousa Filho Universidade Federal de Goiás-UFG/GO
  • Maria de Fátima Furtado Baú Secretaria de Estado de Educação–SEDUCE

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13161

Palavras-chave:

Dialogismo, gêneros do discurso, análise linguística, ensino

Resumo

Esse artigo versa sobre o eixo pedagógico denominado de Análise Linguística e dos desdobramentos desse eixo nos processos (ou nas atividades) de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no Ensino Médio. Em nossa discussão, visamos demonstrar a possibilidade de aliar a teoria da Análise Linguística com a prática dialógica desenvolvida em sala de aula. Para tanto, adotamos como eixo metodológico a pesquisa-ação (SANDIN ESTEBAN, 2010; DENZIN E LINCOLN ,2006; SERRANO,1998; BOGDAN E BILKLEN,1982; LÜDKE; ANDRÉ, 1986 E CRESWELL,1998), com intervenções processuais nas aulas a partir do trabalho longitudinal (DODANE,2015) com a novela policial “Nós”, de Salim Miguel (Miguel, 2018). A metodologia e os seus instrumentos fazem parte do projeto   “Os caminhos e descaminhos da escrita” realizado com uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública da região Oeste de Goiânia. Para isso, tomamos como linha teórica o dialogismo de Bakhtin (2013, 2015 e 2017) e seus desdobramentos nas atuais pesquisas na área de linguagem ? representados no Brasil pelos estudos Geraldi (2002, 2005, 2008 e 2009), Franchi ([1970] 2006), Bezerra e Reinaldo (2013), Brito (1997) e outros estudiosos da linguagem. E no que se refere a Análise Linguística nos amparamos nos estudos Sousa Filho (2017), Travaglia (2010) e Costa – Hubes (2010). Os resultados demonstram que quando temos o texto como ponto de partida e de chegada no processo de ensino-aprendizagem torna-se possível realizar um estudo/ensino da língua portuguesa mais significativo para os alunos, já que ao partimos do texto, temos condições de trabalhar a língua(gem) de forma reflexiva e mais criativa. E mostram também que o trabalho com a Análise Linguística proporciona ao professor e ao aluno a oportunidade de refletir sobre a língua(gem) e, com isso, condições de melhorar o uso e o saber sobre a língua.

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Publicado

2020-11-08

Como Citar

Fernandes, E. M. da F. ., Filho, S. M. de S. ., & Baú, M. de F. F. . (2020). Análise linguística no Ensino Médio: ensino dialógico da Lingua Portuguesa. Língu@ Nostr@, 8(1), 349 - 373. https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13161