As mídias digitais na prática docente do professor de Língua Portuguesa

Autores

  • Gabrielle Costa Pereira Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13157

Palavras-chave:

Palavras-chave, Língua Portuguesa, Tecnologia, Ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e explicar o método utilizado por vários professores de língua portuguesa na era digital, buscando oportunizar o saber de forma prática e dinâmica, pautado nos novos conteúdos ligados ao uso da internet em sala de aula, visando facilitar a vida de vários estudantes, proporcionando mais prazer no ato de aprender. Com isso, motivar e despertar nos alunos e professores o interesse pelo ensino da língua portuguesa, desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação, abordadas na gramática e demais especificidades da língua, considerando textos, gêneros textuais e ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, realizada através de uma pesquisa bibliográfica na área da tecnologia, teorizando as práticas dentro das salas de aulas, na busca de uma educação emancipatória, apresentando definições e abordagens didáticas inseridas nesse contexto, analisando métodos, gêneros, hipertextos e conteúdos voltados às tecnologias. Em meio a essas mudanças, presenciamos a chegada de uma nova geração que parece já ter nascido digital: são alunos que passam seus dias cercados de informações dos mais variados meios de comunicação. Estes jovens navegadores estão sempre em busca de algo novo, algo que atraia seu interesse pela leitura. Assim, percebemos que a internet tem proporcionado, a seu público, novas oportunidades de leitura e escrita. Paralelamente, presenciamos o ensino de Língua Portuguesa sofrer uma série de transformações ao longo dos anos. Vivemos uma época de rápidas e constantes mudanças, o que tem exigido de nós uma grande capacidade de adaptação e de interação com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAGAS, M.A. O uso de uma comunidade virtual para aprendizagem de língua através da interação e colaboração. IV Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” 2010.

COUTO, N. C. Interação mediada por computador e sua apropriação pela publicidade. Disponível em: <http://revistapensar.com.br/comunicacao/pasta_upload /artigos/a28.pdf>. Acesso em: 22 mai 2020.

CUNHA, S. F. L. O papel do professor de língua portuguesa no paradigma da educação inclusiva. IDEA, v. 2, n. 1, jul./dez. 2010.

FERONATO, R. M. S. O professor e o uso das tecnologias digitais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias e Mídias. Curso de Especialização em Mídias Educacionais. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102850/000919963.pdf?sequence=1>. Acesso em: 22 mai. 2020.

MATTOS, E. M. A.; CASTANHA, A. P. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no ensino fundamental I. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525 6.pdf>. Acesso em: 22 mai 2020.

OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/11019/8864>.Acesso em: 23 mai. 2020

RODRIGUES, C. da S. A utilização da internet em sala de aula na escola Carlos Hugueney. Disponível em: <http://www.ic.ufmt.br/sites/default/files/field/pdf/Monogr afia/CleoniceRodrigues.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2020.

SILVA, S. P.; PESSANHA, A. P. B. A produção textual e as novas tecnologias: o uso de blogs para a escrita colaborativa. Revista Escrita, v. 15, n. 15, 2012. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc- rio.br/20856/20856.PDF>. Acesso em: 23 mai. 2020.

SILVA, M. G. G. Educação e professor diante do uso das novas tecnologias. Fórum Internacional de Pedagogia. IV FIPED, 2012, Campina Grande. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/98b297950041a42470269d5626024>. Acesso em: 25 mai. 2020.

SOARES, T. L. O uso da internet no ensino de língua portuguesa na perspectiva do professor de ensino fundamental e médio. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-internet-no-ensino-de-lingua-portuguesa-na-perspectiva-do-professor-de-ensino-fundamental-e-medio/89263/>. Acesso em: 25 mai. 2020

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Pereira, G. C. . (2020). As mídias digitais na prática docente do professor de Língua Portuguesa. Língu@ Nostr@, 8(1), 295 - 310. https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13157