Tecnologias digitais na práxis pedagógica: contribuições da formação continuada do Programa PROINFO/MEC
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13144Palavras-chave:
Tecnologias Digitais (TD), Currículo, Formação ContinuadaResumo
Este artigo é uma pesquisa em educação e trata-se de dados observados a partir de uma investigação de práticas docentes através de análise documental de material didático, documentos oficiais de programas do Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo apresentar uma discussão acerca da utilização das Tecnologias Digitais (TD) para a Educação nas escolas públicas e os saberes necessários ao professor para atuar frente a essa demanda, tomando por referência e estudo o professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Como aporte teórico temos as concepções de tecnologias digitais na educação (MARCUSCHI; XAVIER, 2010), (PIMENTEL; COSTA, 2017), os multiletramentos e a multimodalidade com (ROJO; MOURA, 2019), cibercultura com (LÉVY, 2009). E como fundamentação metodológica (SAMPIERI; COLLADO; LÚCIO, 2013). A pesquisa foi realizada numa escola localizada utilizando informações dos portais do MEC (BRASIL, 2017). Num primeiro momento realizamos uma reflexão sobre a inserção dos recursos tecnológicos nas escolas de educação básica e a reação da comunidade escolar a esse novo formato e metodologia de ensino, destacando a necessidade de adaptação e mudanças nas práticas do docente, do discente e toda a comunidade escolar. A pesquisa expõe concepções a respeito de currículo e práxis para essa nova proposta pedagógica. O trabalho se encerra demonstrando possibilidades de uso das mídias pelo professor dos anos iniciais e nas considerações finais demonstrando os resultados com possibilidades de utilização das tecnologias digitais em contextos pedagógicos em uma escola pública. Para os anos iniciais, a pesquisa mostrou que os recursos de e-mail e blog podem ser utilizados com efetividade no ensino de língua portuguesa, sobretudo, na produção textual escrita e na leitura.
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