Análise de preditores linguísticos e cognitivos da aquisição e aprendizado inicial da leitura e escrita

Autores

  • Elizama Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Lori Viali Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13178

Palavras-chave:

preditores linguísticos, preditores cognitivos, aprendizado da leitura, aprendizado da escrita

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar os preditores linguísticos e cognitivos - consciência fonológica, consciência sintática, atenção seletiva e memória de trabalho - do aprendizado inicial da leitura e da escrita. Esta pesquisa é de abordagem quantitativa e longitudinal. Os participantes foram vinte e duas crianças, de 6-7 anos de idade, as quais foram submetidas à administração de testes neuropsicológicos em dois momentos: no 1º ano de alfabetização (T1) e no 2º ano de alfabetização (T2). Os resultados mostraram: a) a consciência fonológica apresentou-se como a maior preditora dentre todas as variáveis, demonstrando correlação forte e extremamente significativa; b) em relação à consciência sintática, observarmos correlações fracas, mas não significativas; c) sobre a memória de trabalho verificamos correlação significativa e moderada entre a memória de trabalho fonológica e, especialmente, a leitura do PROLEC, em dissonância da memória de trabalho visuoespacial, com nenhuma correlação significativa; d) a variável atenção seletiva apresentou-se correlacionada de forma fraca e significativa com a leitura e escrita do TDE. Dessa forma, consideramos plenamente relevante conhecer as variáveis preditoras da aquisição e aprendizado inicial da leitura e escrita, oportunizando a prevenção, identificação e intervenção, em casos de dificuldades de aprendizado.

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Biografia do Autor

Elizama Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Elizama Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Professora de Psicologia no Centro Universitário de Guanambi - UNIFG. Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia - Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira - UFBA/IMS/CAT.  Mestra Em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Aquisição e Patologias da Linguagem, com linha de pesquisa "Dislexia, aquisição e aprendizado da escrita". Especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF);  Especialista em Neuropsicologia (UFBA);  Pós-graduanda em Transtorno do Espectro Autista (CBI);  Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual (CBI); Experiência em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica da Infância e Adolescência.
Áreas de atuação profissional: Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, Terapia Cognitivo-Comportamental;
Temas de interesse em pesquisa: desenvolvimento infantil, transtornos do neurodesenvolvimento, aprendizado típico e atípico da leitura e da escrita, preditores cognitivos, linguísticos e psicossociais do desempenho escolar.

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Ronei Guaresi

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado - UnC (2000), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2004) e doutorado em Letras (2012) pela mesma universidade. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na aquisição e no aprendizado inicial da leitura e da escrita em língua materna. Os temas de interesse em pesquisa são: funcionamento e fisiologia da linguagem no cérebro; aprendizado típico e atípico da leitura e da escrita; preditores linguísticos, cognitivos e psicossociais de aprendizado; compreensão leitora; tecnologia aplicada à educação.

Lori Viali, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Lori Viali, Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. Atualmente é professor adjunto (20 horas) do Instituto de Matemática, Departamento de Estatística, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da FAMAT (FAculdade de Matemática), Departamento de Estatística, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Oliveira, E. ., Guaresi, R. ., & Viali, L. . (2019). Análise de preditores linguísticos e cognitivos da aquisição e aprendizado inicial da leitura e escrita. Língu@ Nostr@, 7(1), 3 - 30. https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13178