Proposta de instrumento para rastreio de dificuldades de aprendizagem em alunos das séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13181Palavras-chave:
Rastreio, Aprendizagem, Leitura, Escrita, Teoria dos Sistemas DinâmicosResumo
Apresentamos neste texto uma proposta de rastreio das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita com possibilidade de reduzir os principais problemas que podem ser sinalizados pelo professor durante o acompanhamento de desempenho do aluno, entendendo o professor como ator importante no processo de identificação precoce. No primeiro momento, é feita uma apresentação da Teoria dos Sistemas Dinâmicos que embasa a elaboração deste instrumento, uma vez que seus critérios de avaliação dos itens podem sofrer variações ao longo do processo. No segundo momento, uma visão do instrumento composto de vinte e três itens e cinco critérios de avaliação do aluno, este instrumento é comparado aos resultados da entrevista de anamnese realizada pelo profissional responsável pela avaliação junto ao responsável pelo aluno. Finalizando, será apresentado como este instrumento tem colaborado na melhora da aprendizagem de muitas crianças que procuram por acompanhamento psicológico com uma descrição genérica e, na maioria dos casos, esta dificuldade poderia ser descrita como de “ensinagem” que não favorece a emergência do desenvolvimento peculiar de cada aluno, respeitando suas particularidades, em especial seu contexto familiar e social. Vale ressaltar que é um instrumento de rastreio e não de diagnóstico, que pode servir a outros profissionais que trabalham na avaliação e acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem.
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