A subordinação morfossintática nos discursos publicitários históricos: novas perspectivas e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i1.13189Palavras-chave:
Subordinação; Morfossintaxe; Linguística; Verbo.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é analisar o fenômeno da subordinação em períodos simples e compostos pelo viés dos estudos morfossintáticos, na perspectiva dos linguistas contemporâneos e da gramática funcionalista, que abordam a subordinação de forma mais ampla e mais reflexiva. Junto a este estudo, estabelecer-se-á um comparativo com as análises realizadas por pragmáticos morfossintáticos contemporâneos (ALLERTON (1982), CARONE (1991; 1995), DUARTE (2009a; 2009b), FERREIRA (2022), MACAMBIRA (1987), PERINI (1995), TESNIÈRE (1966), e VILELA; BUSSE (1986)), estabelecendo um contra ponto com a gramática normativa e seus teóricos. O método de pesquisa utilizado, predominantemente, neste estudo foi o descritivo, e, por conseguinte, o método bibliográfico, o recorte sincrônico das peças publicitárias foram feitos a partir do século XX. Com base nessas orientações metodológicas, o presente estudo trabalha de maneira reflexiva, investigando a problemática da subordinação na gramática tradicional que é vista como uma relação hierárquica entre orações, o que pode levar a uma visão hierarquizada da língua e marginalizar aqueles que não possuem acesso à linguagem padrão. Assim, o ensino baseado em regras gramaticais, excessivamente, rígidas e sem considerar o contexto pode limitar a compreensão da língua e não valorizar a criatividade e a expressão individual. Por esse viés, percebe-se que é importante adotar uma visão mais inclusiva, contextualizada e criativa da linguagem ao ensinar e aprender a língua.
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