Práticas de leitura: uma análise aplicada da metodologia docente com base na matriz de referência da língua portuguesa

Autores

  • Karoliny Lima de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Shirley Maclaine Lima Oliveira Universidade Federal da Paraiba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13192

Palavras-chave:

Metodologia, Habilidades, Competências, Ensino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar, através de pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de que forma o trabalho do professor de língua portuguesa em sala de aula promove o desenvolvimento das habilidades e competências da leitura, tendo como base as Matrizes de referências da Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Para tanto, será realizada a aplicação de questionário com a atual professora do ensino médio de uma escola estadual, situada na cidade de Catolé do Rocha/PB. Ressaltamos que o questionário foi elaborado com base nos descritores da língua portuguesa; por conseguinte será feita uma análise dos resultados obtidos, observando se a metodologia aplicada pela docente corresponde aos métodos de ensino e se a escola fornece assistência aos docentes
em suas dificuldades, disponibilizando meios que os auxiliem em seus métodos de ensino. Posto isso, utilizaremos como aporte teórico as considerações de Chiapini (1988), Silva (2005), entre outros. Em linhas gerais, teremos uma investigação da metodologia do profissional, elencando os procedimentos utilizados pelo docente que oportunizam o desenvolvimento das referidas habilidades e competências dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoliny Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Karoliny Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Mestra em Letras (UERN), Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase no ensino de língua portuguesa (UFPB).

Shirley Maclaine Lima Oliveira, Universidade Federal da Paraiba (UFPB)

Shirley Maclaine Lima Oliveira, Universidade Federal da Paraiba (UFPB)

Especialista em Ciências da Linguagem com ênfase no ensino de língua portuguesa (UFPB).

Referências

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

CHIAPINI, Lígia. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 2 ed. V. 2. São Paulo: Cortez, 1988.

___________. Elementos de pedagogia da leitura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FILHO, Ruy Leite Berger. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf>Acesso em 10 de dezembro de

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos tempos. Edição do autor, 2002.

___________. Matriz de Referência –Língua Portuguesa – 3º ano do Ensino Médio.

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/pr

ova_lingua_portuguesa/Matriz_LP_3o_anoEM_PROF.pdf

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos pra uma nova

pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 2005.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. trad. Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

de Oliveira, K. L. ., & Oliveira, S. M. L. . (2019). Práticas de leitura: uma análise aplicada da metodologia docente com base na matriz de referência da língua portuguesa. Língu@ Nostr@, 6(2), 4 - 17. https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13192