Ensino-aprendizagem da língua portuguesa: um estudo acerca da gramática normativa

Autores

  • Luíza Francisca de Carvalho Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Adílio Junior de Souza Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13194

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino-Aprendizagem, Gramática

Resumo

este artigo, abordamos assuntos relacionados ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa na escola. Por meio de uma experiência bibliográfica realizada, procuramos refletir sobre razões que afetam negativamente no conhecimento da língua, impedindo os alunos de apreciarem tal estudo. Com base na leitura de autores como Antunes (2003) e Possenti (1996), analisamos o perfil do professor de português, frisando a necessidade de mudanças na prática pedagógica, o que implica na formação do mesmo. Sabendo da importância do respeito a todos os tipos de linguagens, consideramos o contexto da fala,
leitura e escrita como ponto de partida dos conhecimentos linguísticos. E não apenas o ensino de gramática.

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Biografia do Autor

Luíza Francisca de Carvalho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Luíza Francisca de Carvalho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA)

Adílio Junior de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Adílio Junior de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Temporário de Língua Latina e História da Língua Portuguesa na Universidade Regional do Cariri (URCA)

Referências

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

de Carvalho, L. F. ., & de Souza, A. J. . (2019). Ensino-aprendizagem da língua portuguesa: um estudo acerca da gramática normativa. Língu@ Nostr@, 6(2), 38 - 51. https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13194