Ensino-aprendizagem da língua portuguesa: um estudo acerca da gramática normativa

Authors

  • Luíza Francisca de Carvalho Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Adílio Junior de Souza Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13194

Keywords:

Língua Portuguesa, Ensino-Aprendizagem, Gramática

Abstract

este artigo, abordamos assuntos relacionados ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa na escola. Por meio de uma experiência bibliográfica realizada, procuramos refletir sobre razões que afetam negativamente no conhecimento da língua, impedindo os alunos de apreciarem tal estudo. Com base na leitura de autores como Antunes (2003) e Possenti (1996), analisamos o perfil do professor de português, frisando a necessidade de mudanças na prática pedagógica, o que implica na formação do mesmo. Sabendo da importância do respeito a todos os tipos de linguagens, consideramos o contexto da fala,
leitura e escrita como ponto de partida dos conhecimentos linguísticos. E não apenas o ensino de gramática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luíza Francisca de Carvalho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Luíza Francisca de Carvalho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA)

Adílio Junior de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Adílio Junior de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Temporário de Língua Latina e História da Língua Portuguesa na Universidade Regional do Cariri (URCA)

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: parábola

editorial, 2003.

CASTANHEIRA, M. L. MACIEL, F. I. P. MARTINS, R. M. F. Alfabetização e

letramento na sala de aula. 2. Ed. Belo Horizonte. Autêntica editora: CEALE, 2009.

LEMLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no ensino de português: a língua que

se fala x a língua que se ensina. 8 ed. São Paulo: contexto, 2016.

MENDONÇA, Marina Célia. Língua e ensino: políticas de fechamento. MUSSALIM,

Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução a linguística: domínios e fronteiras. 8.

Ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 273-306.

POSSENTI, Sírio. Porque (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado

de letras: associação de leitura do Brasil, 1996.

SILVA, Camilo Rosa; MATOS, Denilson Pereira de. Sintaxe do português: abordagens

funcionalistas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.

Published

2019-01-07

How to Cite

de Carvalho, L. F. ., & de Souza, A. J. . (2019). Ensino-aprendizagem da língua portuguesa: um estudo acerca da gramática normativa. Língu@ Nostr@, 6(2), 38 - 51. https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13194