Um estudo retórico de seções de análise e discussão de resultados em artigos acadêmicos escritos por estudantes do curso de letras

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13206

Palavras-chave:

Artigo Acadêmico Experimental, Análise Retórica, Comunidade Discursiva, Gênero Discursivo

Resumo

Neste artigo, como principal objetivo, analisamos e comparamos a descrição retórica da seção de análise e discussão de resultados do gênero artigo acadêmico experimental em atividades de leitura e escrita acadêmicas com alunos do curso de Letras (Língua Portuguesa e Literaturas), a saber, estudantes do último semestre da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam. Neste estudo, ancoramo-nos na obra de Bakhtin (1979, 1992, 1997); Swales (1990, 2004); Bhatia (1993, 1997) e, mais especificamente para a análise de gêneros acadêmicos, referentes às pesquisas de Bernardino (2007); Biasi-Rodrigues (1998); Motta-Roth (1995, 2001); Oliveira (2005); Bezerra (2006); Paiva (2011, 2018); Paiva e Duarte (2017) acerca da organização retórica de gêneros textuais vinculados à produção do discurso escrito de seus pares na comunidade acadêmica. Portanto, esta pesquisa conseguiu com base em um corpus composto por 10 AAE’s de alunos do Curso de Graduação em Letras, contextualizar a produção, o uso e a circulação desses gêneros textuais acadêmicos nessa comunidade discursiva através da descrição da organização retórica foi possível explicitar os propósitos comunicativos, aspectos estilísticos caraterizadores, bem como a estrutura composicional desses gêneros acadêmicos.

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Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando Interdisciplinar em História e Letras, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas. Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, campus da Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo Seduc/CE

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Publicado

2019-07-07

Como Citar

Paiva, F. J. de O. . (2019). Um estudo retórico de seções de análise e discussão de resultados em artigos acadêmicos escritos por estudantes do curso de letras. Língu@ Nostr@, 6(1), 113 - 133. https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13206